Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na passada sexta-feira. Portugal contou com oito atletas na competição, arrecadando nove medalhas na mesma. A equipa portuguesa foi representada nas modalidades de atletismo, com quatro atletas – André Ferreira, João Sequeira, Rafael Dolores e Rita Mascarenhas -, e de natação, com os restantes quatro – Andreia Farinha, João Bastos, João Gil e João Duarte.
Na natação, Portugal garantiu duas medalhas de ouro, duas de bronze e uma de prata. Andreia Farinha obteve duas medalhas (ouro nos 25 metros e bronze nos 50 metros costas), tal como João Carlos (ouro nos 100 metros livres e prata nos 50 livres). Por fim, a restante medalha de bronze foi entregue a João Duarte nos 25 metros bruços.
Já no atletismo, Rita Mascarenhas venceu o ouro no salto em comprimento. Prova em que o atleta João Sequeira foi bronze. Rafael Dolores, nos 200 metros, garantiu a medalha de prata e, no lançamento do peso – nível 2 – André Ferreira foi bronze.
A comitiva portuguesa arrecadou então nove medalhas no total, sendo três delas de ouro, quatro de bronze e duas de prata.
Esta competição teve como principal objetivo proporcionar condições para a prática de atividade física e do desporto, de forma contínua e variada e com um grande impacto na inserção social. Isto para crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual. Para que cada pessoa, independentemente das suas diferenças e das duas capacidades, seja aceite e valorizada.