Simone Costa, atleta da Seleção Nacional de Basquetebol e, agora, do Valur Körfubolti, equipa da Islândia, com a qual assinou para a época 2022/23. Agora em estágio com a Seleção Nacional, a basquetebolista falou à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
A internacional lusa falou da sua alteração de clubes, passando do Sportiva Azorishotels para o Valur Körfubolti, da Islândia. De momento, a liga islandesa conta com mais duas portuguesas para além de Simone Costa: Lavínia Silva e Raquel Laneiro, que atuam no U.M.F. Njardvik.
“Sinto que a última temporada foi positiva, ainda que não tenhamos conseguido vencer a Liga Betclic Feminina. Acho que tive um bom ano, que me proporcionou oportunidades importantes para agora ir para o estrangeiro, que era algo que ambicionava, ter um desafio diferente”, disse.
A atleta diz ainda que o testemunho de Lavínia Silva sobre a liga da Islândia a fez ficar mais confiante em relação à mudança.
“O convite para jogar na Islândia surge no seguimento da nossa eliminatória na EuroCup frente ao Haukar. Sinto que esses jogos me abriram os horizontes e permitiu que alguns treinadores me vissem jogar”, explicou.
Simone Costa termina esta época com uma média de 10 pontos, 1.7 assistências, quatro ressaltos e dois roubos de bola pela equipa açoriana.
“Gostei de lá estar e sinto que o grupo me ajudou bastante. Tínhamos a ambição de jogar a fase de grupos da EuroCup, mas não conseguimos. Ainda assim, sinto que fizemos uma época muito positiva em que as derrotas foram raras”, afirmou a atleta em conversa com a FPB.
Simone Costa faz ainda um balanço daquela que é a preparação da Seleção Nacional para a qualificação do EuroBasket 2023. Portugal joga as terceira e quarta jornadas em novembro.
“Acho que este ano tentaram que tivesses mais treinos e jogos, o que me parece muito importante, especialmente para a nossa seleção que tem aqui uma grande oportunidade. Estamos num bom grupo, vencemos os jogos que tínhamos de ganhar, e esta preparação é fundamental (…) O foco é sempre fazer melhor. O objetivo desta equipa sempre foi o apuramento para o Campeonato da Europa e penso que, com todas as condições que temos e a preparação que fazemos, podemos apresentar resultados positivos”, disse.