O Semillero Olas Pro Tour, um dos principais circuitos de surf júnior da América Latina, vai realizar-se, pela primeira vez, além-fronteiras, sendo que a primeira prova da edição de 2024 se vai realizar na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. A prova conta com os melhores surfistas juniores latino-americanos.
“Esta edição portuguesa do circuito “Semillero Olas Pro Tour” da World Surf Cities Network (WSCN), organizada também em colaboração com o Surf Clube de Viana (SCV), significa um marco histórico para esta competição. Será a sua estreia num país fora da América Latina. Mas manterá por palco duas cidades da Rede Mundial de Surf: Viana do Castelo e Ericeira, onde esta prova terminará a 18 de outubro. O Encontro Final do “Semillero Olas Pro Tour 2024” reúne os melhores jovens surfistas da América Latina, que terão a oportunidade de competir em águas vianenses, na estreia europeia deste circuito. Assim, além dos vencedores das várias categorias desta competição, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, tanto masculinas como femininas, e que são os melhores juniores apurados entre atletas de países como Peru, Chile, Equador, Colômbia, Brasil, Venezuela, Uruguai e Argentina, a organização do evento convidou também atletas portugueses, franceses e espanhóis”, destaca, em nota enviada às redações, a organização do evento.
Quartel-general instalado no CAR Surf de Viana
Antes da competição, os atletas vão fazer estágio de preparação no CAR Surf de Viana, uma referência internacional no treino de alto rendimento. Esta infraestrutura será o centro logístico do evento, proporcionando aos atletas uma experiência completa também com treinos de surf, testes físicos, vídeo-análises e sessões de recuperação.
“O CAR Surf de Viana permite-nos oferecer uma experiência de topo a estes atletas, alicerçando a posição de Viana do Castelo no mapa como um dos grandes centros de desenvolvimento do surf a nível internacional,” afirma João Zamith, presidente do SCV, acrescentando que, com a realização deste evento, Viana do Castelo reforçará o seu papel de destaque no panorama internacional do surf, oferecendo condições ideais para a prática deste desporto, graças à qualidade das suas ondas e infraestruturas.
“Esta competição não só reforçará a ligação de Viana do Castelo ao surf de alto nível, como posicionará a cidade como uma porta de entrada privilegiada para as promessas latino-americanas no surf europeu”, vincou João Zamith.
Por: Pedro Silva
Foto: DR