5 de Fevereiro 2023 05:08
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Badminton

Após ouro nos Internacionais de Portugal de badminton, Santiago Batalha avisa: “Quero ganhar tudo o que houver para ganhar…”

Foto: Federação Portuguesa de Badminton

Santiago Batalha, jovem atleta de badminton, de apenas 16 anos, venceu, no último domingo, os XIV Portugal Junior International. O português superou o francês Nathan Bouillot, por 2-0 (21-10, 21-18), na final e conquistou a medalha de ouro na competição que decorreu no Centro de Alto Rendimento (CAR) das Caldas da Rainha. Santiago conversou com a SportMagazine sobre a competição e o badminton nacional.

No que à preparação diz respeito, o jovem jogador de badminton afirma que devido ao calendário, a preparação para esta competição “foi a sequência da preparação e aperfeiçoamento das provas anteriores”, ou seja “campeonatos nacionais de não seniores e de seniores, campeonatos internacionais de Portugal de sub-17 e finalmente estes campeonatos internacionais de sub-19”.

Apesar de um período “longo e duro”, conforme descreve, Santiago acabou por vencer e sair feliz no CAR das Caldas da Rainha, com uma medalha de ouro, não escondendo a felicidade.

“Senti e sinto uma felicidade enorme por tudo o que investi de mim próprio e pelo investimento dos meus treinadores e clube. Sinto um orgulho enorme em ter representado bem o meu país”, afirmou.

No que aos objetivos para o próximo ano diz respeito, o atleta pretende ganhar tudo no seu escalão – irá competir nos sub-19. Já a longo prazo, pretende estar presente nos Jogos Olímpicos de 2032. Santiago realça ainda o enorme apoio por parte dos pais, agradecendo aos mesmos.

“Para o ano serei sub-19, quero ganhar tudo o que houver para ganhar no meu escalão, irei disputar as provas de seniores e vou lutar por tudo em todas. A nível internacional, se tiver os apoios necessários por parte do clube, da federação, da autarquia de Peniche e de outras entidades, tentarei fazer bastantes mais provas a nível internacional o que me dará outras condições para competir ao nível que quero, perseguindo bons resultados nos Campeonatos da Europa que irei disputar. Objetivo a longo prazo é a qualificação para os jogos olímpicos de 2032”, disse.

Para além dos XIV Portugal Junior International e da sua carreira, Santiago Batalha aborda ainda a visibilidade do badminton em Portugal. Aquando perguntado se sentia que a modalidade tinha pouca visibilidade por parte do público no geral, o jovem atleta respondeu de forma afirmativa.

“Infelizmente é verdade, o badminton é pouco divulgado se bem que seja uma modalidade muito praticada nas escolas. A maioria das pessoas não faz ideia da exigência física que a modalidade tem, nem tão pouco da sua complexidade técnica. Penso que se a televisão e a imprensa em geral fizessem um esforço de divulgação das modalidades menos conhecidas, isso seria uma grande ajuda. Afinal estamos a falar de uma modalidade olímpica que já teve atletas portugueses qualificados para representarem o país nos Jogos”, disse.

No entanto, Santiago Batalha realça que uma das formas para que essa visibilidade cresça cada vez mais é, precisamente, as vitórias. O português afirma que a sua vitória “contribuirá para despertar essa atenção”, tal como qualquer vitória portuguesa. Contudo, “tem é de haver vitórias mais seguidas”.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Outras Modalidades

O atleta olímpico Gustavo Ribeiro vai entrar em prova pelas 15h05 desta sexta-feira, no Campeonato do Mundo de Street de Skateboarding. O skater que,...

Badminton

Bernardo Atilano, atleta de badminton português, encontra-se a participar nos Internacionais de Irão, onde segue para a disputa dos oitavos de final. Após a...

Judo

O último dia do IBSA Grand Prix Portugal 2023 aconteceu esta terça-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. O evento contou...

Outras Modalidades

A Taça do Mundo de Tiro decorreu no passado fim de semana, em Rabat, no Egito. Portugal regressou desta competição após a conquista de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.