4 de Fevereiro 2023 15:52
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atletismo

Rui Pinto e Solange Jesus campeões nacionais de atletismo de estrada

Foto: FPA

Os atletas Rui Pinto (Sporting) e Solange Jesus (Feirense), nas vertentes masculina e feminina, respetivamente, conquistaram este domingo os títulos da 29ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada. Ambos venceram as suas provas de 10 quilómetros, em Joane, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Na prova feminina, fecharam o pódio Ana Mafalda Ferreira, do Sporting, que repetiu o mesmo lugar da época passada, deixando para trás a sua colega de equipa Catarina Ribeiro. Entre os homens, o segundo classificado foi Bernardo Cunha (do Salgueiros, com dois segundos de desvantagem) e o terceiro classificado foi o luso-belga Lucas da Silva, a última aquisição do Sporting.

O primeiro título nacional da categoria, destacou Solange em declaração à Federação Portuguesa de Atletismo, teve “um significado muito especial, porque estive entre as melhores. Já conhecia um pouco do percurso, plano, mas com alguns pontos mais seletivos e foi num que arrisquei, distanciei-me e consegui triunfar”, afirmou a atleta internacional portuguesa.

“Há três semanas não pensava ser possível estar aqui sequer. Mas treinei e o facto de estar na linha de partida, com tantas atletas de grande nível, partimos todas com vontade de vencer. Depois de um 15 de agosto [participação menos conseguida nos Europeus em Munique], e de um período complicado, estou muito feliz por este desfecho”, acrescentou a atleta do Feirense.

“Não foi uma estreia, mas é como se fosse. Apenas posso dizer que foi inacreditável. Sei que tenho um nível que me permite discutir as corridas, mas depois da maratona nos europeus parei, fiz duas semanas de férias e desliguei-me do atletismo. Recomecei a treinar e não pensava estar a este nível. Estou muito satisfeito com este resultado, acima de tudo fruto das pessoas que trabalham comigo, que me permitiram estar em forma no momento certo. Ataquei no final e consegui vencer numa prova com muito público o que é sempre mais motivador”, referiu, por sua vez, Rui Pinto.

O Sporting fechou a prova feminina com 27 pontos, menos cinco que a equipa do Recreio de Águeda (32). Mais distante ficou a equipa do Sporting de Braga, que impediu a formação do Feirense de chegar ao pódio. Em masculinos, venceu também o Sporting, seguido do Braga e do RD Águeda, respetivamente.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Atletismo

Os Campeonatos do Mediterrâneo Sub-23 estão a decorrer em Espanha, na cidade de Valência. Este domingo realizou-se a meia final dos 60 metros barreiras...

Atletismo

A cidade de Porto de Mós recebe no próximo domingo os Campeonatos Nacionais de Estrada de 35 km em Marcha Atlética. Diversos atletas internacionais...

Atletismo

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) abriu inscrições para uma “Ação de Formação de Lançamentos”, que irá decorrer em duas jornadas, nos dias 6...

Atletismo

Portugal terminou este domingo a sua participação nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato. A comitiva lusa adquiriu, de modo coletivo, um sexto lugar, tendo a...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.