Rochele Nunes faz a primeira competição em 2023 com extrema confiança. Após terminar o ano passado com duas medalhas no Grand Slams de Abu Dhabi (bronze, em outubro) e Baku (prata, em novembro), a atleta de 33 anos chega para o Grand Prix de Portugal – que arranca esta sexta-feira e segue até o domingo, em Almada – inevitavelmente como uma das favoritas ao pódio na sua categoria, +78 kg. Animada, a judoca destacou o desejo de não apenas vencer a competição “em casa”, mas também ganhar os principais títulos em disputa este ano.
A judoca número 11 do ranking mundial afirmou em declaração ao Comité Olímpico de Portugal que quer “dar tudo e chegar aos títulos no Campeonato do Mundo, Masters e Campeonato da Europa”.
Três vezes medalhada em Campeonatos da Europa, a atleta nascida no Brasil e desde 2019 a representar Portugal está confiante para a temporada. “Sinto que é o meu ano”, disse. “Ainda não fui campeã da Europa e não queria chegar aos Jogos sem esse título, sem esse trunfo”, completou a judoca que já esteve em Tóquio 2020 e terminou no nono posto.
No Grand Prix de Almada, o caminho de Rochele Nunes entra no domingo na prova de +78kg. Isenta na 1.ª ronda, ela começa frente à vencedora do combate entre Giovanna Santos (Brasil, 140.ª) e Lauryn Pulamoeng (Botswana.ª, 141.ª). “Vai ser muito bom ter o apoio do público numa modalidade que sempre tem trazido muitas medalhas e muito sucesso. Por isso, conto muito com o apoio de todos”, pediu a atleta.
A competição no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada marca o arranque do circuito internacional deste ano. Ao todo são esperados 547 judocas de 81 países, incluindo 39 judocas lusos – 22 em masculinos e 17 em femininos.
No domingo, dia de competição dos +78 kg femininos, entra também em prova Patrícia Sampaio em -78kg, 26.ª do ranking mundial, que terá como primeira adversária Lucia Perez Gomez (Espanha, 97.ª). Na mesma categoria apresentam-se Carolina Paiva e Beatriz Moreira. No setor masculino, Portugal está representado no domingo por Ricardo Serrão (-90kg), Guilherme Silva, Célio Dias, Diogo Brites e Ailton Cardoso, em -100kg e Vasco Rompão em +100kg.
A abrir a participação portuguesa nesta sexta-feira, Catarina Costa (-48kg), campeã em título da prova, isenta na primeira ronda, aguarda pela vencedora do combate entre Hyekyeong Lee (Coreia do Sul, 27.ª) e Tamar Malca (Israel, 46.º). Raquel Brito compete na mesma categoria, enquanto que Mariana Máximo, Maria Siderot e Catarina Silva estarão nos -52 kg.
Também em -52kg apresenta-se Joana Diogo, 24.ª do ranking mundial, que procura repetir o pódio, depois de ter conquistado o bronze o ano passado – estreia-se em Almada, na 2.ª ronda, frente a Naomi van Krevel (Países Baixos, 48.ª). Em -57kg estão Ana Agulhas, Teresa Trindade e Raquel Brás.
Em masculinos, o destaque de sexta-feira vai para Rodrigo Lopes em -60kg, 31.º do ranking mundial, que vai ter como primeiro adversário o húngaro Marton Andrasi (197.º). Na mesma prova estão os portugueses Emerson Silva, Ricardo Pires e Miguel Pisco, enquanto que Nuno Martins, Bernardo Tralhão, Miguel Gago e Bruno Bento entram em ação em -66kg.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Portuguesa de Judo (@portugaljudo)