A Seleção Nacional de Futsal venceu a Lituânia, esta quarta-feira, por 2-0, em jogo que conta para a terceira jornada do grupo 4 da primeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2024. Este duelo teve lugar no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Portugal soma assim nove pontos no primeiro lugar do grupo, ficando muito perto de garantir a passagem à Ronda de Elite. As restantes seleções do grupo, Lituânia e Bielorrússia, têm zero pontos – ambas se defrontam em março, nas últimas jornadas desta primeira fase de qualificação. De relembrar que quem passa à Ronda de Elite são os primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores segundos classificados, sendo que os restantes oito terão de passar por um play off.
Jorge Braz, selecionador nacional, encontra-se satisfeito coma vitória da equipa lusa, nomeadamente com o “compromisso e atitude” da equipa. No entanto, afirma que a equipa poderia ter sido melhor e ter “construído outro resultado”.
“Lembro-me de duas situações em que eles podiam ter marcado, mas lembro-me de 40 nossas. Não dar quase nada ao adversário e criar tanto significa que estamos no bom caminho (…) Mas na definição, com o pouco espaço que tivemos, tínhamos de ser mais inteligentes, cínicos e enganadores na zona de finalização. Aí, nem sempre estivemos tão bem a escolher o último momento, o remate, o último passe, fazê-los ‘flutuar’, essencialmente isso. Estou satisfeito com os nove pontos e com esta vitória. Mas é a nossa obrigação. Nós queremos passar à próxima fase com 12 pontos. Falta um jogo, faltam três pontos. Vamos jogar em março com a Bielorrússia, vamos ver onde, para conquistar os três pontos e terminar ‘limpinhos'”, disse Jorge Braz em declarações à Federação Portuguesa de Futebol.
A Seleção Nacional de Futsal, que se encontra no primeiro lugar sem qualquer derrota e muito perto da Ronda de Elite, encerra esta fase em março de 2024, ao defrontar a Bielorrússia.