Os surfistas portugueses Kika Veselko e Guilherme Ribeiro conquistaram, este domingo, a vitória no Lacanau Pro, terceira prova da temporada 2022/23 do QS europeu. Esta foi a primeira vitória da carreira de ambos no circuito WQS da World Surf League.
Na final, Guilherme Ribeiro encontrou o experiente francês Maxime Huscenot, atual campeão europeu em título. O jovem surfista português abriu a disputa de forma contundente, terminando a final com 13,40 pontos, contra 10,20 do oponente.
Após superar Carolina Mendes nas meias-finais (10,73 pontos contra 8,80), Kika Veselko encontrou a francesa Maelys Jouault. Apesar da juventude, Kika utilizou toda a experiência que já tem a nível internacional para carimbar um triunfo sem contestação, com 13,50 pontos, contra apenas 7 pontos da adversária.
Com mais essa vitória, a atual campeã nacional subiu ao 2.º posto do ranking, ficando a 355 pontos da compatriota líder Yolanda Hopkins, que neste campeonato ficou pelo quartos de final. Destaque ainda para o facto de Carolina Mendes e Teresa Bonvalot surgirem no 9.º posto.
No masculino, Guilherme Ribeiro catapultou-o para o 3.º posto, a apenas 150 pontos do líder, o francês Sam Piter. Gui fica bem destacado na luta pelo acesso às Challenger Series 2023, onde se discutem as vagas de entrada no circuito mundial, com o segundo melhor português a ser Afonso Antunes, que surge no 15.º posto.
A próxima prova do QS europeu 2022/23 acontece já na próxima semana, novamente no sudoeste francês. Desta feita, será Anglet a receber um QS3000, a prova com maior pontuação até ao momento, depois de as três primeiras etapas terem sido apenas de estatuto QS1000.