Tratado como um “herói nacional”, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), recebeu esta quinta-feira o prémio SIGA Special Recognition Award 2022, entregue pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), numa cerimónia que decorreu na sede do COP, em Lisboa.
“O desporto precisa de heróis. A vossa presença é muito importante, porque traduz também o vosso reconhecimento em relação a um desses heróis. E uso o termo com a perfeita consciência do peso, da responsabilidade e do simbolismo que ele encerra”, afirmou o CEO global da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros. “Ele deve também ser conhecido pelo seu apoio a uma aliança global pela integridade. Nunca teve dúvidas. Escolheu sempre o caminho das pedras, é disso que se fazem os líderes”, acrescentou.
Com a palavra para os agradecimento, José Manuel Constantino destacou o trabalho em equipa do COP com as federações desportivas para o desenvolvimento do desporto português.
“Temos de ser militantes de um desporto limpo de quaisquer suspeitas quanto à sua integridade. Por mais brilhante que seja, se essa equipa não me acompanhar os resultados não são alcançados. Este prémio tem por isso de ser dividido em quadradinhos”, destacou o presidente do COP.
José Manuel Constantino, de 71 anos, foi eleito pela primeira vez em 2013 e depois reeleito em 2017, aqui já sem oposição, está preparando-se para um terceiro mandato. O período de Constantino à frente do COP foi destacado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, como “o melhor ciclo de resultados da história do desporto nacional.”
Confira abaixo a cerimónia: