Paulo Sousa será o próximo treinador do Flamengo. Aos 51 anos, o treinador português estava a serviço da seleção da Polónia, mas aceitou o desafio de ficar à frente da antiga casa de Jorge Jesus, até então o preferido dos brasileiros para o regresso ao clube. A informação foi confirmada esta segunda-feira pela própria equipa do Rio de Janeiro.
Para o anúncio oficial, no entanto, espera-se que o técnico chegue a um acordo com Cezary Kulesza, presidente da federação polaca, para deixar a seleção do país – situação esperada para os próximos dias.
Paulo Sousa é um ex-médio com passagens pela Seleção Nacional e por clubes como Benfica, Sporting, Juventus, Borussi Dortmund, Inter, Parma, Panathinaikos e Espanhol. Foi por duas vezes campeão da Champions, de forma consecutiva por clubes diferentes: Juventus, da Itália, e Borussia Dortmund, da Alemanha.
Como treinador, Paulo Manuel Carvalho Sousa, natural de Viseu, iniciou a carreira de treinador nas seleções jovens de Portugal. Depois estebe no Queen Park Rangers, na época na 2ª divisão da Inglaterra, em 2008, mesma competição que dirigiu o Swansea e Leicester. Ainda acumula passagens por Videoton, Maccabi Tel Aviv, Basileia, Fiorentina, Tianjin Quanjian, Bórdeus até a chegada à seleção da Polónia em janeiro deste ano.