A Seleção Nacional Sub-20 de Andebol derrotou, este domingo, a Seleção Espanhola por 35-36, no Multiusos de Gondomar, naquela que foi a terceira, e última, jornada da fase preliminar no Euro 2022. Este encontro decidia quem levava os dois pontos para o Main Round.
O jogo manteve-se sempre equilibrado do início ao fim. Portugal iniciou o jogo com um parcial de 2-0 a seu favor, mas não demorou muito até surgir resposta do lado espanhol. Na segunda parte, a Seleção Nacional atingiu a maior vantagem do encontro, ficando a vencer por quatro golos. No entanto, a equipa espanhola rapidamente reagiu e reduziu a desvantagem para um golo. Vantagem essa com que a formação lusa terminou o jogo com um golo ao cair do pano. Os dois pontos para a Main Round e a vitória neste duelo ibérico sorriram a Portugal.
O destaque do encontro vai para Francisco Costa que, com 14 golos marcados e quatro assistências foi o melhor marcador do encontro e, para além disso, o MVP do mesmo.
Carlos Martingo, selecionador nacional, reagiu à vitória e encontra-se feliz com o resultado e a prestação da equipa.
“Acho que foi um muito bom jogo, com muita intensidade em que tivemos bons momentos, mas também momentos menos bons. O mais importante são os dois pontos. Estamos muito felizes por aquilo que fizemos hoje”, afirmou.
Com os dois pontos conquistados para a Main Round, Portugal vai agora encontrar-se com os dois primeiros classificados do grupo B, Dinamarca e Hungria. Tal como a formação lusa, também a Seleção Dinamarquesa parte com os dois pontos de vantagem, enquanto Espanha e Hungria começam sem qualquer ponto.