A Seleção Nacional de futsal venceu a Rússia na tarde deste domingo, por 4-2, no Ziggo Dome, em Amesterdão, e sagrou-se bicampeão da Europa. Assim como aconteceu na meia-final com a Espanha, os comandados de Jorge Braz saíram atrás do marcador, mas conseguiram a remontada na segunda parte do jogo. Foi a terceira conquista consecutiva da Equipa das Quinas: Euro 2018, Mundial 2021 e mais agora Euro 2022.
Os russos abriran o marcados aos 10 minutos: Anton Sokolov rodou sobre Pany e rematou para o primeiro golo da partida. Aos 13, Andrei Afanasyev ampliou. Portugal conseguiu reduzir antes do final da primeira parte, aos 19, com um potente remate de Tomás Paçó.
Nos 20 minutos finais de jogo brilhou André Coelho. O fixo esteve a marcar aos 27, para empatar o jogo, e aos 32, após uma excelente jogada coletiva, marcar no segundo poste o 3-2, operando a reviravolta. Até os instantes finais, a Equipa das Quinas precisou segurar a pressão russa e, aos 39, ampliou com Pany. O ala roubou uma bola na defesa e rematou para o fundo de uma baliza deserta para confirmar o título português.
Regresso a Portugal
De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a comitiva lusa parte do aeroporto de Amesterdão no voo das 7h00 para Lisboa, onde chegará pelas 9h00 (horário local) desta segunda-feira.
BI. CAMPEÕEEEES!!!!! pic.twitter.com/WLkVzDvMCT
— Portugal (@selecaoportugal) February 6, 2022