Com uma exibição segura, digna de elogios por parte do comandante Francisco Neto, a Seleção Nacional de futebol feminino venceu a sua congénere norueguesa, por 2-0, esta quarta-feira, em Lagos, em jogo a contar pela estreia da Algarve Cup.
Os golos de Portugal foram marcados por Tatiana Pinto (22′) e Carolina Mendes (90+3′). Foi a segunda vez na historia que a Seleção Nacional (29.ª no ranking da FIFA) vence a Noruega (12.ª).
Mais do que simplesmente a vitória, Francisco Neto comemorou a exibição e o domínio da sua equipa. “Acima de tudo, estou feliz pela exibição, pela competência e pela competitividade. E o 2-0 foi o resultado disso, daquilo que conseguimos ser durante os 90 minutos”, afirmou aos canais oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
“Foram duas partes ligeiramente distintas, mas acho que fomos competentes nas duas, em dois momentos de jogo distintos. Na primeira parte, na organização ofensiva, acho que estivemos muito bem. Na segunda parte, com a nossa organização defensiva, conseguimos travar a Noruega e depois criar algumas situações, na parte final, em que poderíamos até ter feito mais golos”, acrescentou Neto.
Com a vitória, a Equipa das Quinas assumiu a liderança da Algarve Cup, em igualdade pontual com a Itália, que venceu a Dinamarca pela margem mínima (1-0). Portugal volta a jogar no próximo domingo, às 17h05 diante das atuais vice-campeãs olímpicas, a Suécia. O jogo acontecerá no Estádio Algarve.
Ao final de todos os jogos (ver tabela abaixo), as duas seleções com a pontuação mais alta, e melhor diferença de golos, no encerramento da segunda jornada (em 20 de fevereiro) conquistarão o direito de discutir a grande final.
Eis o calendário de jogos:
16 fevereiro 2022
Dinamarca-Itália (0-1)
Noruega-Portugal (0-2)
18 fevereiro 2022 | sexta-feira
17h00: Suécia-Dinamarca (Estádio Algarve)
20 fevereiro 2022 | domingo
11h00: Itália-Noruega (Estádio Algarve)
17h15: Portugal-Suécia (Estádio Algarve)
23 fevereiro 2022 | quarta-feira
11h00: Final (Estádio Municipal de Lagos)
10h30, 11h45, 13h00 – Jogos de atribuição do 3.º, 4.º e 5.º lugar (Estádio Algarve)