A seleção portuguesa de andebol prepara, por estes dias, a participação no Europeu da modalidade, que terá lugar de 10 a 28 deste mês, na Alemanha, onde Portugal vai medir forças com com Dinamarca, República Checa e Grécia (grupo F do Euro-2024).
Os comandados de Paulo Pereira voltam encontrar a seleção dinamarquesa – medalha de bronze da última edição do EHF Euro –, a República Checa, formação que Portugal não encontra desde 2011, e ainda a Grécia (não há registo de confrontos recentes).
Portugal é, agora, uma seleção muito diferente, para melhor, do conjunto que, em 2016, altura em que Paulo Pereira assumiu o comando da seleção e disputou a qualificação para o Euro-2018, tendo perdido para na Alemanha, com a seleção germânica, por 11 golos (35-34).
A última vez que Portugal encontrou a Alemanha, organizadora da “grande competição que se avizinha, foi em 2021 – tendo disputado dois jogos da mesma índole nesse ano: no primeiro, no Luxemburgo, os lusos saíram derrotados, por 30-28, mas, no segundo encontro, já em Düsseldorf e durante a Semana do Andebol (um dos mais emblemáticas períodos da modalidade celebrados na Alemanha), foi a vez dos Heróis do Mar vencerem e fixarem o resultado em 30-32”, destaca a Federação Portuguesa de Andebol.
Antes disso, Portugal tinha medido forças com a seleção alemã no Campeonato da Europa de 2020, no jogo de atribuição do quinto lugar, que terminou em derrota por 29-27, em Estocolmo, na Suécia. Contudo, esse resultado, apesar de negativo, permitiu à seleção nacional A alcançar o melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa. o sexto lugar.
Agora, e na preparação para o europeu que terá lugar em solo alemão, Portugal foi uma espécie de “convidado de honra” da Mannschaft e vai realizar dois jogos com a Alemanha: a seleção lusa perdeu por 34-22, em Flensburgo, e este sábado (dia 11), joga em Kiel.
Portugal-Grécia no dia 11
Portugal estreia-se no Campeonato da Europa de andebol diante da Grécia, a 11 deste mês, a partir das 17h00, numa partida agendada para Munique.
O segundo duelo acontecerá dois dias depois, à mesma hora, frente à Chéquia, no mesmo palco. No dia 15 de janeiro, desta vez às 19h30, os Heróis do Mar têm encontro marcado com a Dinamarca, sendo que todos os duelos terão lugar no Olympiahalle, na capital germânica.
Mais de 50 mil no jogo de abertura
A jornada inaugural, que decorrerá na MERKUR Spiel-Arena, em Düsseldorf – o Estádio do Fortuna de Dusseldorf, após o Mundial de 2006 passou a ter uma cobertura amovível que lhe permite receber todo o tipo de eventos -, no dia 10 de Janeiro, começará com o confronto entre a França e a Macedónia do Norte, às 17h00, sendo que esta partida antecede o jogo de estreia da anfitriã Alemanha contra a Suíça, às 19h45.
Espera-se que o dia de abertura atraia mais de 50 000 adeptos, o que constituiria um recorde mundial de assistência no andebol (anterior recorde está fixado nos 44.189), dado que a Arena de Dusseldorf tem capacidade para receber perto de 55 mil espectadores.
Por: Pedro Silva
Foto: Federação Portuguesa de Andebol