30 de Setembro 2022 07:01
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Andebol

Federação Europeia apresenta manual como “novo documento estruturante para potenciar o desenvolvimento do andebol”

Foto: European Handball Federation (EHF)

A Federação Europeia de Andebol (EHF) criou um manual de andebol como ferramenta de ajuda a todas as federações nacionais e clubes. No sábado, vai decorrer a Conferência dos Presidentes, no Luxemburgo, onde vai ser apresentado esse mesmo manual. Pedro Sequeira, presidente da Comissão de Métodos da EHF e vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, vai estar presente para apresentar o mesmo.

Pedro Sequeira, também diretor da SportMagazine, explicou o que é pretendido com este novo manual.

“Com este manual a EHF pretendeu criar uma ferramenta que ajude as federações nacionais e os clubes no desenvolvimento do andebol desde a formação, à alta competição, passando pelo lazer, dos 0 aos 100 anos. Isto irá permitir que qualquer pessoa possa praticar andebol pois o manual pretende enquadrar qualquer tipo de pessoa. Engloba diversas vertentes de andebol e não apenas o andebol de 7”, disse, em declarações à nossa reportagem.

O conceito do manual está dividido em oito fases, indo do andebol pré-escolar ao andebol recreativo. Oferece uma agenda para as federações e os clubes implementarem atividades de andebol ao longo da vida, dividindo por grupo etário. Martin Hausleitner, secretário-geral da EHF, afirma que “o projeto ‘O círculo da vida do andebol’ tem a ver com o princípio do tratamento adequado à idade com educação, formação, formas de competição para os nossos jogadores nas suas vidas de andebol – começando aos três anos de idade e até ao fim das suas vidas”.

Pode-se dizer então que “a ideia do andebol ao longo da vida é uma parte crucial do Plano Diretor da EHF, principalmente quando se trata da base”, tal como afirma, mais uma vez, Martin Hausleitner. As categorias são baseadas em descobertas científicas, incluindo conteúdos que devem ser dados em certas idades. O secretário-geral da EHF acrescenta ainda que esta classificação é bastante utilizada em vários modelos de treino, como no Programa Canadiano de Desenvolvimento de Atletas de Vida Longa ou nos conceitos de treino de andebol da Associação Alemã e Dinamarquesa de andebol.

Pedro Sequeira também é professor na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Foto: Carlos Saraiva/SM

Pedro Sequeira apresenta então, este manual, no sábado, no Luxemburgo. O vice-presidente da FAP e presidente da Confederação de Treinadores de Portugal partilhou nas suas redes sociais o quão especial será este dia, tendo expectativas altas com este novo manual.

“Sábado vai ser um dia muito especial para mim. Tenho muitas expectativas com o manual que um grupo de experts em Andebol elaborou e que tive o privilégio de coordenar através da Comissão de Métodos da EHF. Acredito que poderá vir a ser um documento estruturante para potenciar o desenvolvimento do andebol em toda a Europa. Depois da apresentação no sábado, o manual estará disponível gratuitamente para todos através do website da EHF. Leiam a entrevista para ficarem a par dos detalhes”, afirmou Pedro Sequeira no seu Facebook.

A EHF divulgou a lista com os especialistas que contribuíram para o conceito ‘Círculo da Vida no Handebol’: Dr. Ranko Rajovic (SRB), Andreas Vock (AUT), Bojana Jelicic (CRO), Zoltan Marczinka (HUN), Dr. Frowin Fasold/Alex Gehrer (GER), Luisa Estriga (POR), Kai Kekki (FIN) e o membros da Comissão de Métodos da EHF: Pedro Sequeira (POR), Monique Tijsterman (NED), Lidija Bozic-Cacic (CRO), Patrik Luig (GER) e Carmen Manchado Lopez (ESP).

As oito etapas do “círculo de uma vida de handebol”:

  • Etapa 1: Andebol do jardim de infância (três a cinco anos / ativação e exploração ativa) – lema: seja curioso!
  • Etapa 2: Mini handebol (seis a nove anos / fundação e engajamento no jogo) – lema: seja ativo!
  • Etapa 3: Andebol básico (10 a 13 anos / aquisição e aprendizagem do jogo) – lema: seja esperto!
  • Etapa 4: Andebol Juvenil (14 a 16 anos / consolidação e domínio do jogo) – lema: seja habilidoso!
  • Etapa 5: Andebol júnior (17 a 21 anos / especialização e capacitação de jogo) – lema: ser determinado!
  • Etapa 6: Andebol sénior (22 a 44 anos / optimização e performance) – lema: seja excepcional!
  • Etapa 7: Handebol master (45 a 64 anos/desafio e atividade física) – lema: seja implacável!
  • Etapa 8: Andebol recreativo (mais de 65 anos / saúde e estilo de vida) – lema: seja ativo para a vida!

Cada etapa do ‘Círculo da Vida do Handebol’ é dividida nos seguintes pontos: aspectos físicos, aspectos mentais, habilidades de handebol e handebol de praia, formas de jogo e competição e já inclui publicações como manuais e folhetos. E dando muitos exemplos e até mesmo aulas e treinos completos, o manual transforma a teoria diretamente no trabalho prático de treinadores e professores, como sublinha Pedro Sequeira: “O manual do círculo da vida é para todas as federações e clubes, que precisam de contributos, ideias ou material para cada faixa etária com que trabalham”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Dia do Treinador foi celebrado no domingo, por parte da Confederação de Treinadores de Portugal, em Viana do Castelo, na Sala Couto Viana...

Andebol

O play-off da EHF European League joga-se no próximo dia 27 de setembro. Um dos jogos que marca o calendário é o encontro entre...

Andebol

A segunda eliminatória da EHF European League começa no próximo dia 27 de setembro. Entre tantos encontros, um deles põe frente a frente duas...

Atualidade

O Dia do Treinador é celebrado pela Confederação de Treinadores de Portugal no dia 25 de setembro. Para assinalar o momento vai realizar-se, em...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.