Portugal estará representado por 11 atletas no Mundial de skateboarding, que decorre a partir do próximo domingo – até 5 de fevereiro -, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Entre os convocados está o atleta olímpico Gustavo Ribeiro, um dos favoritos da competição.
Gustavo Ribeiro, diplomado com o oitavo lugar em Tóquio 2020, conquistou no ano passado o Street League Skateboarding em Las Vegas e conquistou a Street League Super Crown Championship. Atualmente, o skateboarder português é o terceiro do ranking de qualificação.
Além dele, disputam a competição na vertente de Street Gabriel Ribeiro, Bruno Senra, Madu Teixeira, Pacal Teixeira, Pedro Araújo, Madalena Galante, Margarida Cepeda, Rafaela Costa e Matilde Ribeiro. Na vertente de Park, que decorre entre 05 e 12 de fevereiro, Portugal será representado por Thomas Augusto.
Irmão de Gustavo, o skateboarder Gabriel Ribeiro é o 27.º do ranking de qualificação, enquanto Rafaela é 28.ª: uma vez que ambos beneficiam do facto da quota máxima de representantes por país ser de três desportistas, Gabriel sobe a 21.º e Rafaela a 22.ª.
Atleta luso que vive nos Estados Unidos, Thomas Augusto vai estrear a presença portuguesa nos mundiais de park. “Vamos trabalhar com atletas com nacionalidade portuguesa, mas que vivem fora de Portugal. Apostaremos no sentido de participarem em park, uma das variantes olímpicas”, afirmou o diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), Nuno Ferrão, em declaração recente à SportMagazine.