25 de Novembro 2024 19:41
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

“O Ética Summit está vocacionado para debater a ética desportiva”

Foto: Fábio Figueiras/ via WhatsApp

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online, contando com diversas mesas redondas, conferências e workshops. O Ética Summit recebe ainda diversos ativos do setor desportivo provenientes de países lusófonos – Portugal, Brasil e alguns países africanos.

Fábio Figueiras, membro da direção do Panathlon Clube de Lisboa e presidente da Comissão Executiva do Ética Summit 2023, conversou com a SportMagazine acerca do evento e explica quais as expectativas e objetivos do mesmo.

Acompanhe, em baixo, toda a entrevista.

SportMagazine (SM) – Qual a importância de um evento como este?

Fábio Figueiras (FF) – Como sabe, através da língua conseguimos muita coisa, nomeadamente falar, debater e partilhar experiências. E essa foi a principal ideia quando pensámos num Ética Summit. Um Ética Summit que está dirigido a toda a lusofonia. A importância do evento tem, naturalmente, que ver com essa questão, que é: nós tentamos eliminar as barreiras que existem, porque falamos de países que estão afastados por muitos quilómetros de distância uns dos outros, mas, enfim, através da língua, dos meios eletrónicos, conseguimos colocar um evento como este a funcionar e esta é, de facto, aqui a grande mais valia.

Obviamente que o Ética Summit está vocacionado para debater a ética desportiva e, sendo a ética cada vez mais questionada em inúmeros desportos e situações, é naturalmente importante debatermos a ética e, porque não, debatê-la com pessoas com várias experiências, vários países e modalidades desportivas.

SM – Quais as expectativas para o evento deste ano? O que poderá melhorar e/ou mudar do ano passado para este?

FF – As expectativas este ano são chegar ainda a mais gente, a mais pessoas que possam estar interessadas em assistir e enriquecer os seus conhecimentos. A experiência que conseguimos ganhar com a primeira edição em 2022 permitiu-nos melhorar a nossa “versão” da nossa segunda edição. Neste sentido, as expectativas são de três dias em que vamos ter mais de 60 oradores convidados a participar em várias mesas e sessões diferentes. O que poderá melhorar ou mudar do ano passado, passa por termos acrescentado mais sessões. Portanto, temos duas sessões dedicadas especificamente aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em que convidámos cada um destes países a nomear um interveniente, em que vamos debater governação e fraude na idade. Uma sessão no sábado e no domingo, que vão abrir os respetivos dias. Essa é uma novidade em relação à primeira edição. Não havia uma mesa destas e, depois, na sexta-feira, juntámos à sessão de abertura já de mesa redonda que antecede a própria sessão de abertura. E fizemo-lo, porque achamos que os blocos temáticos que vamos ter durante o fim de semana, portanto vamos ter quatro, em grande parte tocam, naturalmente, em situações desportivas pesadas – falamos de violência, dopagem, manipulação. E queríamos também pensar ‘porque não começar o Ética Summit com um tema que nos levasse novamente aos valores positivos do desporto. Essa também é uma novidade, por isso se tomarmos as coisas nesse sentido vão ser, pelo menos, três sessões, vão ser mais oradores este ano e temos uma maior participação feminina dentro da própria composição das mesas.

SM – Com quantos inscritos conta este Ética Summit 2023?

FF – O Ética Summit este ano conta com, mais ou menos, 3000 inscritos. Vamos ter, dentro destes 3000, muitas inscrições do Brasil, de Portugal, e algumas dos PALOP. É praticamente três vezes mais do que conseguimos na primeira edição, o que demonstra, de facto, o valor que o Ética Summit conseguiu ganhar em comparação à primeira edição, que já ela foi um verdadeiro sucesso.

SM – Quais os grandes objetivos do evento?

FF – É quase uma soma das respostas que dei anteriormente. Naturalmente que o grande objetivo do Panathlon Clube de Lisboa, entidade que organiza o Ética Summit é, de facto, através da língua portuguesa, chegar a todas estas geografias e todo o espaço lusófono e aproveitar para debater a ética desportiva. O grande objetivo é chegar a todos estes países, a todas as pessoas e debater e partilhar experiência acerca destes temas na nossa sociedade.

Outro objetivo é também chegar ao tecido base do desporto. O Ética Summit identifica-se e tem como génese, como objetivo principal, atingir o tecido base desportivo. Tanto que os participantes, os embaixadores, todos eles, tivemos sempre a atenção de ter a participação de atletas, treinadores, médicos, ou seja, pessoas que estão no terreno. O nosso [objetivo] está direcionado para este grande alvo e público. E, portanto, ficamos naturalmente satisfeitos quando olhámos para os números de inscritos, quando olhámos para este vasta geografia, e vemos esta presença tão grande com respeito ao Ética Summit.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

Estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Ética Summit, o maior evento sobre ética e integridade no desporto. Este é um...

Atualidade

A tarde de sábado do Ética Summit 2023 foi dedicada ao tema da Dopagem e Antidopagem. Este bloco temático desenvolveu-se, como o anterior, com...

Atualidade

As sessões desta manhã do Ética Summit 2023 foram dedicadas ao bloco temático sobre Desporto Juvenil, começando pela conferência sobre «Fraude na Idade», que...

Atualidade

Durante este fim de semana decorre o Ética Summit 2023, evento online que tem este ano a segunda edição, promovendo o debate e a...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.