24 de Abril 2024 10:22
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Desporto Juvenil em destaque nas sessões desta manhã do Ética Summit 2023

Foto: SportMagazine

As sessões desta manhã do Ética Summit 2023 foram dedicadas ao bloco temático sobre Desporto Juvenil, começando pela conferência sobre «Fraude na Idade», que decorreu entre as 10h45 e as 12h15, e que contou com as presenças de Jorge Carvalho – Membro da Comissão Executiva do ES2023, que coordenou e apresentou, e Avelina Jandi – Presidente da Comissão de Mulher e Desporto do COGB e Presidente da Federação de Ténis de Mesa, Domingos Torres – CEO Comité Olímpico de Angola, José Chilaúle – Presidente do Conselho Fiscal do Comité Paralimpico de Moçambique, Simão de Carvalho- Presidente da Federação de Atletismo de STP, numa sessão focada na situação lusófona africana.

Na verdade, foi realçada desde logo a pertinência deste tema no âmbito do desenvolvimento desportivo nos diferentes países africanos de língua portuguesa. Trata-se de algo com impacto no desporto e na sociedade, para além de influenciar de forma muito forte a evolução individual e pessoal dos atletas, como sublinhou Domingos Torres.

A fraude na identificação da idade do atleta, tal como a dopagem, são fenómemos que deturpam resultados, mas também a construção futura do desporto, pois acontece desde logo em atletas jovens, comprometendo a prazo a sua performance e carreira, pelo que, como referiu ainda Domingos Torres, foi com o objetivo de promover uma cultura de valores olímpicos, ou seja, seguindo preocupações éticas, de promoção da verdade desportiva, que foram criados os Jogos Olímpicos da Juventude, para que se possa acompanhar os atletas jovens na sua integração no seguimento da cultura eticamente aceitável.

Avelina Jandi resumiu, de alguma forma, as conclusões desta conferência, indicando os pilares da sensibilização, prevenção e formação, para que se continuem a aplicar práticas sustentáveis nestes países, conforme os recursos disponíveis.

 

Foto: SportMagazine

 

Na conferência seguinte, entre as 13h15 e as 14h15, o tema de « Qual é o propósito dos desportos juvenis, estratégias e realidades lusófonas?», apresentado por Fábio Figueiras – Presidente da Comissão Executiva do ES2023,
desenvolveu-se com duas apresentações: uma de Carla Chicau Borrego, Docente ESDRM, e outra de Larissa Rafaela Galatti, Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ao que se seguiu uma Mesa Redonda, às 14h15, na qual se juntaram Gerson Melo, Director executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) – Zona Oeste A, e Marisa Lofredo, da Liga Nacional de Handebol.

Fábio Figueiras lançou desde logo que a questão base desta secção reverte-se no questionamento de que educação se pretende e qual é a função e valia do desporto no desenvolvimento juvenil.

Carla Chicau Borrego, cuja apresentação se denominou «Envolvimento Positivo Parental», partiu da questão do posicionamento dos pais no desporto, lançando a ideia de que, tendo em conta a noção de neutralidade do desporto, é fundamental compreender que no processo de introduz a intencionalidade, definindo como se concretizam os resultados e a forma como se traduzem os valores e a própria constituição saudável do jovem desportista.

Foto: SportMagazine

A formação do treinador é, neste ponto, fundamental pois é o treinador que proporciona e incorpora, desde logo, a intencionalidade no desporto, pelo que pode promover que o atleta aja de forma ética.

Pelo que um dos pontos essenciais para o desenvolvimento do desporto juvenil é o envolvimento no processo desportivo juvenil, em particular de pais e treinadores, tendo Carla Chicau Borrego salientado todas as vantagens e importância do envolvimento positivo.

Foto: SportMagazine

 

A apresentação de Larissa Galatti, cujo título replicou o da conferência – «Qual é o propósito dos desportos juvenis, estratégias e realidades lusófonas?», iniciou-se em pontos fortes e gerais: se o desporto é ético, tem que (1) ser para todos, (2) ser bem ensinado, (3) fonte de passagem de valores, e (4) ensinar a gostar do desporto.

Foto: SportMagazine

Nesta base, definido o desporto como fenómeno sócio-cultutral de múltiplas possibilidades, conclui-se que se definde como propulsor do desenvolvimento humano, e como contribuinte para a cultura de paz. Larissa Galatti aplicou depois estes princípios à forma como se desenvolve o desporto juvenil num contexto específico, isto é, apresentou a realidade brasileira como exemplo na lusofonia, da forma e importância de desenvolvimento do desporto juvenil.

A partir de estudos cujo interesse é fornecer pistas para compreender o que podemos fazer para fazer evoluir e alargar o acesso ao desporto aos jovens, é de realçar que questões como o rendimento familiar, o género, as condições materiais e de vida na infância, influenciam a participação dos jovens no desporto, pelo que, para que o desporto seja ético, seja necessário promover
ações neste sentido, cumprindo assim o desígnio do desporto e da própria sociedade através do mesmo.

Foto: SportMagazine

 

A Mesa Redonda que se seguiu juntou as duas preletoras a Gerson Melo, Director executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) – Zona Oeste A, e Marisa Lofredo, da Liga Nacional de Handebol, que trouxeram a debate perspetivas sobre o desporto juvenil, com exemplos no âmbito de modalidades como o futebol e o andebol.

Foto: SportMagazine

Note-se que este bloco temático seguirá durante a tarde através dos workshops A («O que é Treinamento Ético?») e B («Como os pais se devem comportar?»), às 15h30.

Ainda da parte da tarde, acontecerá, às 17h30, a conferência sobre «Antidopagem – Diferentes caminhos / Diferentes soluções», com apresentação de Fábio Figueiras, Presidente da Comissão Executiva do ES2023, e preleções de Luís Horta, Médico em Medicina Física e Reabilitação, Professor e Membro Comissão Disciplinar Anti-Dopagem, e André Siqueira, Diretor do Instituto Jogo Limpo, às quais se seguirá a mesa redonda sobre «Luta contra a Dopagem – Educação ou Fiscalização?», com moderação de Fábio Figueiras, e além de Luís Horta e André Siqueira, contando com Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Poliana Okimoto, Maratonista Aquática Olímpica.

Continue a seguir o Ética Summit 2023 na SportMagazine.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Ética Summit encerrou mais um ano com a habitual sessão de encerramento. A mesma contou com a presença de diversos oradores, nomeadamente Pedro...

Atualidade

Fábio Figueiras, presidente da Comissão Executiva do evento, mais uma vez na apresentação do Ética Summit, deu o mote para as últimas sessões. Estas...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit deu início ao seu último dia, este domingo, com a quinta conferência do evento, cujo tema é ‘Governação’. Jorge Carvalho, Membro...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.