De Viana do Castelo para o mundo, a surfista Marta Paço voltou, neste sábado (11), a conquistar o seu terceiro título consecutivo no Mundial de Parasurfing, desta vez no a alcançar o posto mais alto do pódio em Huntington Beach, Califórnia.
Na final de VI 1 (cegos), a atleta treinada por Tiago Prieto bateu as francesas Valentine Moskoteoc e Juliette Mas, e a espanhola Carmen Lopes. Recorde-se que a atleta de 18 anos junta assim o mundial ao título europeu deste ano, conquistado em julho, em Espanha.
Em 2018, no ano da sua estreia, Paço conquistou a primeira medalha de bronze em Mundiais. No ano seguinte, sagrou-se campeã europeia e, no ano passado, venceu pelo segundo ano consecutivo o título de campeã mundial na sua classe, que também decorreu na Califórnia.
Marta aprendeu a reconhecer o mar com o olfato, o tato, a audição. Sensações que fazem da surfista portuguesa única, capaz de por duas vezes ser a melhor do mundo.
Recorde aqui a entrevista recente concedida pela dupla Marta Paço e o selecionador Tiago Prieto, que conversaram com a SportMagazine sobre o parasurf, as habilidades desenvolvidas pela atleta, o desejo de ver a modalidade elevada ao patamar paralímpico e os próximos objetivos.