Após a estreia com derrota diante da Hungria (81-75) na última sexta-feira, a Seleção Portuguesa de basquetebol masculino tenta esta segunda-feira a recuperação na 2.ª jornada da qualificação para o Campeonato Mundial de 2023. Desta vez, o desafio será contra a congénere de Montenegro.
O jogo acontece na Bemax Arena (limitada a 100 espectadores por causa da covid-19), em Podgorica, capital de Montenegro, às 17h30 (horário de Lisboa). Apesar do adversário ser forte, numa das melhores escolas europeias o selecionador nacional Mário Gomes mostrou-se confiante numa evolução da equipa das quinas e apontou três aspetos em que Seleção precisa estar sempre bem.
“A defesa, a luta dos ressaltos e o número de turnovers que cometemos. Essas chaves são fundamentais para ganharmos qualquer jogo e podermos competir e vencer aqui amanhã em Montenegro. Temos de ter mais energia, mais intensidade e dureza na defesa. Além disso temos de preservar a nossa capacidade de ressalto, algo em que estivemos bem contra a Hungria, assim como o controlo das nossas posses de bola”, detalhou o treinador à FBPtv.
“Temos de tentar igualar a intensidade dos nossos adversários, sobretudo tratando-se de um apuramento para o Mundial temos de igualar ou até superar essa intensidade, isso vai-se refletir na defesa”, acrescentou o experiente José Barbosa.
Portugal está no Grupo E, que conta também com as seleções da França e Hungria. Os três primeiros classificados do grupo avançam para a ronda seguinte.
Abaixo, os melhores momentos do jogo com a Hungria.
🎥 Lutamos até ao fim e demos espetáculo dentro das quatro linhas. Eis alguns dos melhores momentos do primeiro jogo da qualificação para o @FIBAWC 2023!#SomosBasquetebol #FIBAWC pic.twitter.com/41GbI3qePn
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) November 28, 2021