A Seleção Nacional de futsal feminino perdeu, na noite desta terça-feira, o primeiro de dois duelos com a seleção espanhola. Num jogo de preparação para o Campeonato da Europa de 2023, Portugal até conseguiu sair em vantagem no marcador, mas permitiu a reação das atuais bicampeãs europeias e acabou derrotado por 3-2, no jogo que decorreu no Pavilhão dos Desportos de Jaria de la Vera, em Cáceres, em Espanha.
A Equipa das Quinas começou em vantagem com golos de Carla Vanessa (6′) e Cátia Morgado (19′). A Espanha conseguiu a reviravolta com Melli (20′), Irene Samper (23′) e Vane Sotelo (40′). Apesar do sabor amargo de sofrer o revés nos segundos finais, o selecionador nacional Luís Conceição tirou notas positivas do teste.
“O resultado não ilustra o equilíbrio que se viu neste jogo. Acabámos por perder mas o jogo foi bastante dividido. Tivemos momentos muito bons, em que estivemos por cima e mostrámos as nossas qualidades e uma grande organização. Chegámos ao intervalo ao vantagem por conta dessa postura, mas cometemos erros na segunda parte que a Espanha soube aproveitar, e é verdade que elas também foram felizes com o golo que marcaram mesmo no fim”, começou por avaliar, em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O treinador, entretanto, fez um alerta sobre a atenção que a equipa nacional precisa ter em todos os momentos do jogo. “Frente a equipas deste nível, é preciso ter sempre um nível concentração muito alto. Quem erra menos, acaba por vencer o jogo. Amanhã [esta quarta-feira] temos mais um jogo importante frente à Espanha”, concluiu.
As duas seleções reencontram-se já nesta quarta-feira, novamente às 17h00 (horário de Lisboa), no mesmo local, para mais um teste. O sorteio da fase final do Euro 2023 está agendado para 24 de janeiro, no Estádio Nagyardei, em Debrecen, a cidade húngara que vai acolher a competição em março. Portugal, recorde-se, vai lutar pelo título mais importante da modalidade com a campeã europeia Espanha, a Ucrânia e a anfitrã Hungria.
FICHA DE JOGO
Jogo de preparação para o EURO 2023 de Futsal Feminino
Primeiro árbitro: José Javier Cidoncha
Segundo árbitro: Sérgio Salome Vizuete
Terceiro árbitro: Ángel Carballo Quijada
Cronometrista: Julián Polo Sánchez
ESPANHA 3-2 PORTUGAL (1-2 ao intervalo)
ESPANHA (Cinco inicial): Silvia (GR), Melli, Mayte Mateo, Vane Sotelo e Irene Samper
Suplentes: Balbu (GR), Noelia, Martita, Luci, Ale de Paz, Peque, Dany, Maria Sanz e Irene Córdoba.
Treinador: Cláudia Pons
Golos: 1-2 por
Disciplina: nada a assinalar
PORTUGAL (Convocadas): Marta Costa (GR), Inês Fernandes, Cátia Morgado, Janice Silva e Pisko.
Suplentes: Odete Rocha, Inês Matos, Carla Vanessa, Fifó, Sara Ferreira, Carolina Rocha, Ana Pires e Maria Pereira.
Treinador: Luís Conceição
Golos: 0-1 por Carla Vanessa (6′), 0-2 por Cátia Morgado (19′)
Disciplina: nada a assinalar