Atual campeão em título do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), ao lado de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), será um dos dois representantes de Portugal no cross country olímpico (XCO), no Campeonato da Europa, que decorre em Munique, na Alemanha.
A dupla portuguesa estreia-se na competição esta sexta-feira, um dia antes de entrar em ação Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), também no cross country olímpico (XCO).
Para além dos títulos recentes e de ser o atual líder da Taça de Portugal, Mário Costa foi, há poucas semanas, sétimo classificado no XCC (Cross Country Curto) de elite – outra vertente do ciclismo. O ciclista da equipa de Vila do Conde afirma que “o momento é bom”, mas que “o resultado do XCC para este Europeu de XCO de pouco vale, são disciplinas completamente distintas”, ele destaca, entretanto, que está “confiante num bom resultado” na Alemanha.
A última prova de Mário Costa foi há aproximadamente duas semanas, quando terminou a Taça do Mundo de Lenzerheide na 76.ª posição. Questionado sobre a parte física para o Europeu, o atleta vilacondense afirmou que “não era o que estava planeado e pessoalmente não é algo que me agrade, mas fiz uma boa preparação”, garantiu, a completar sobre os planos para Munique.
“Para mim, um bom resultado em Munique, sem conhecer o circuito, e sem consultar ainda a start list, seria terminar no top-25”, disse, a seguir sobre a representação ao país no Europeu. “É com um sentimento de responsabilidade e satisfação por poder mais uma vez representar Portugal num grande evento”, acrescentou.
Recorde-se que o ciclismo conquistou em Munique a medalha de ouro em scratch masculino com Iúri Leitão. O mesmo atleta por muito pouco não regressou ao pódio esta terça-feira. Em dupla com Diogo Narciso, a equipa nacional terminou em quarto lugar a prova de Madison no Campeonato da Europa de Pista.