O auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, no Estádio da Luz, em Lisboa, foi palco, ontem, do lançamento da fotobiografia oficial de Eusébio.
“Composta por mais de 700 fotografias distribuídas por 400 páginas, a fotobiografia oficial Euséb10, da autoria de João Malheiro”, a obra foi lançada numa cerimónia que contou com a presença, entre outros, do presidente do Benfica, Rui Costa, Toni, que também participou na edição da fotobiografia, José Augusto, Bagão Félix, José Manuel Antunes, José Couceiro (em representação da Federação Portuguesa de Futebol), José Pereira (presidente da Associação Nacional de Treinadores), Maestro António Victorino de Almeida, diversos elementos dos órgãos sociais do Benfica e pessoas ligadas ao mundo do desporto.
A obra, editada pela Quântica Editora, foi lançada no dia “em que se completaram 51 anos da festa de homenagem de Eusébio, no antigo Estádio da Luz, o espaço foi pequeno para todos os que fizeram questão de marcar presença em mais um evento de celebração da vida do grande ídolo do Glorioso, falecido em 5 de janeiro de 2004. Passaram-se 20 anos de profunda saudade, mas a memória do Rei subsiste bem viva no coração dos amantes do futebol e nas páginas de um novo livro que pretende fazer jus à vida plena de Eusébio”, destaca, em nota publicada no site oficial, o emblema lisboeta.
“Com abertura assinada pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, que esteve na fila da frente do evento ocorrido nesta quarta-feira, 25 de setembro, a obra conta com 82 curtos textos, mas dá total primazia a fotografias do Rei”, junta a nota.
João Malheiro (autor da fotobiografia)
“Existe a biografia oficial do Eusébio desde 1998, que eu tive o privilégio de escrever em coordenação com o próprio. Mas era meu entendimento que o Eusébio justificava uma grande fotobiografia bilingue, em português e em inglês, para poder ser lida por um cidadão em qualquer parte do mundo. Foi o que aconteceu. Faltava um livro desta natureza a homenagear a figura mais emblemática do Benfica e, mais do que isso, o maior herói popular do século XX português, como eu não me canso de dizer. (…)É um singelo contributo, mais do que meu, do Sport Lisboa e Benfica, para perpetuar a grandeza de Eusébio.”
Sandra Ferreira (fila de Eusébio)
Ao lado do autor esteve Sandra Ferreira, filha de Eusébio, que se fez acompanhar no evento pela mãe, Flora, e por outros familiares da lenda das águias.
“Estou muito orgulhosa, e falo em nome de toda a família, por esta verdadeira homenagem retratada em fotografias. Ela engloba as vertentes familiar e profissional, numa compilação de mais de 700 fotografias que, acredito, surpreenderá as pessoas. Servirá para as pessoas o recordarem e para os mais pequenos poderem ver imagens dele. Agora há muitos vídeos nas redes sociais, mas na época dele não havia muitos. Será uma viagem no tempo”, adiantou, antes de agradecer ao presidente Rui Costa e à restante direção do Benfica pela oportunidade de mais uma homenagem ao seu pai, num emocionado discurso, muito aplaudido pela plateia.
José Augusto (antigo jogador do Benfica)
“Tudo o que se possa fazer por ele [Eusébio], tem de se fazer, porque ele foi o maior jogador que o Benfica alguma vez teve.”
Shéu (antigo jogador do Benfica)
“Este é um momento de “celebração. Ele [Eusébio] representa aquilo que queremos ser: sempre maiores. É a figura máxima do Benfica, e, daqui a 100 anos, falar de Eusébio continuará a ser sinónimo de celebração.”
Toni (antigo jogador do Benfica)
“É um repositório de momentos bons, misturados com outros menos bons, que traduz muito do que foi a sua passagem pelo futebol. Este é um livro à dimensão de Eusébio. Porque traz recordações do início ao final da carreira, mas também desde a infância até ao seu final. Não podemos deixar apagar a memória de Eusébio. Ele estará sempre no coração dos Benfiquistas, mas tem de ser uma memória viva para todas as gerações.”
A obra, já em pré-reserva, ficará disponível a 30/09 nas principais livrarias.
Pode consultar a página da obra aqui.
Fotos: SLB