João Matias, ciclista de pista português, ficou no décimo posto no concurso olímpico de omnium, que se disputou este domingo. Com isto, encerrou também a participação portuguesa na ronda de Milton, no Canadá, da Taça das Nações de pista.
O ciclista, nascido no Minho, iniciou com sucesso a corrida de apuramento para o concurso de quatro provas de omnium, sendo elas scratch, tempo, eliminaçao e corrida por pontos. João Matias iniciou o concurso no 13º lugar em scratch. Na corrida de tempo, terminou em sétimo lugar, e fazendo uso do seu sentido tático conseguiu ganhar uma volta ao pelotão. A sétima posição repetiu-se na prova de eliminação, deixando o ciclista português na mesma posição da classificação. A corrida por pontos acabou por ser decisiva. Houve bastantes oscilações na classificação, o que fez com que João Matias ganhasse uma volta ao pelotão. No entanto, mais tarde os comissários consideraram que o grupo onde João Matias se inseria perdeu uma volta.
Isto levou a um saldo nulo, pelo que o português terminou a prova com os mesmos pontos com que a iniciou, o que o levou do sétimo para o décimo lugar. O vencedor da prova foi Ethan Hayter, ciclista britânico já conhecido pelos portugueses pela Volta ao Algarve. Ethan obteve 157 pontos, à frente do neerlandês Jan-Willem van Schip – 125 – e do estadunidense Gavin Hoover – 144.