5 de Fevereiro 2023 04:50
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

João Matias conclui participação de Portugal no Mundial com 6.º lugar na eliminação

Foto: FPC

A Seleção Nacional de Ciclismo de Pista terminou este domingo a participação no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, que decorreu em Saint-Quentin-en-Yvelines, França. Na última prova com atleta luso, João Matias ficou com o 6.º lugar na prova de eliminação. Venceu o italiano Elia Viviani. O pódio foi completo por Corbin Strong, da Nova Zelândia, e Jules Hesters, da Bélgica, respetivamente. Recorde-se que, no sábado, na prova de omnium, corredor português terminou na 16.ª posição, após ter vencido o último sprint da corrida por pontos.

Gabriel Mendes, selecionador nacional, mostrou-se muito satisfeito com o desempenho de João Matias. “O João fez uma corrida muito boa e conseguiu aguentar bem até à fase final. Diria até que, caso se tivesse posicionado de outra forma, poderia ter eliminado o corredor de Israel e aguentar pelo menos mais uma eliminação. Foi uma grande prova por parte dele e estou muito satisfeito com o resultado que conseguiu”, avaliou, em declaração à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Também este domingo à tarde, Rui e Ivo Oliveira terminaram a participação no Mundial em 6.º lugar na prova de Madison. Os gémeos portugueses enfrentaram as 200 voltas à pista sempre junto do grupo da frente e nem uma queda de Rui Oliveira logo na fase inicial da corrida alterou os planos dos portugueses. Com um total de 27 pontos, os portugueses concluíram a corrida no 6.º lugar, sendo que a França venceu a prova, seguida pelos ingleses e belgas, respetivamente.

“Esta foi uma corrida extremamente exigente, em que poucos países conseguiram dobrar o pelotão. Só já na parte final da corrida é que conseguimos entrar numa situação de ataque. Foi muito difícil fazer a dobragem, mas conseguimos e foi precisamente essa volta bónus que nos deu a possibilidade de subir à sexta posição. De sublinhar ainda a capacidade de sofrimento e resiliência do Rui, que sofreu uma queda ao início, tendo também de mudar de bicicleta. Por isso mesmo, o Ivo teve também de gastar muito mais energia ao fazer várias voltas sozinho. Estou extremamente satisfeito com o trabalho que eles fizeram”, afirmou Gabriel Mendes.

Daniela Campos, por sua vez, concluiu a corrida por pontos no 19.º lugar; a portuguesa não conseguiu somar nenhum ponto nos 10 sprints que foram realizados ao longo das 100 voltas da prova. Venceu a britânica Neah Evans com 60 pontos, seguida de Julie Leth (Dinamarca – 53 pontos) e da americana Jennifer Valente com 51 pontos.

Portugal sai deste Campeonato do Mundo com duas medalhas conquistadas, ambas de bronze, uma por parte de Maria Martins, na disciplina olímpica de omnium, e outra por Ivo Oliveira, na perseguição individual.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

A época nacional de ciclismo de estrada inicia, no próximo fim de semana, na região de Aveiro. No sábado, as equipas e o calendário...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este sábado, o fim da primeira fase da época de ciclismo de pista com o Troféu Sunlive. A...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este fim de semana, os primeiros campeonatos nacionais de 2023. Já os títulos nacionais de ciclocrosse disputam-se no...

Ciclismo

O ciclista João Benta anunciou, esta quarta-feira, que vai fazer uma pausa na sua carreira desportiva. Na sua página de Facebook, o atleta afirma...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.