A ciclista Joana Monteiro conquistou, este domingo, o 11.º título nacional na carreira. A atleta do Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde terminou a quinta e última prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Avis, na segunda posição – suficiente para garantir a conquista geral da temporada. No masculino, Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) foi coroado o vencedor da geral.
Nas contas da Taça, a superioridade foi de Joana Monteiro, com 152 pontos, seguida por Ana Tomas (BTT Seia), com 111, e por Lara Lois (Motobike), com 108. A vencedora da Taça de Portugal em sub-23 foi Ana Fernandes (Strix Bike Team).
A prova deste domingo foi vencida por Rocío García (BH Temple Cafés UCC). Joana Monteiro foi a segunda classificada, a 3m21s, e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) fechou o pódio do dia, a 6m32s.
“Incerteza era a palavra de ordem para a minha prova de hoje. Depois de no início da semana começar com sintomas gripais, não sabia como o corpo iria reagir. A corrida estava a decorrer e surpreendentemente o corpo estava a responder (minimamente) bem e consegui terminar na segunda posição e concluir um dos objetivos da época com sucesso, vencer a final da Taça”, escreveu Joana, nas redes sociais.
No masculino, venceu a prova este domingo o vice-campeão mundial e medalhado olímpico David Valero (BH Temple Cafés UCC). O Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi o segundo classificado, a 1m04s. O terceiro, a 1m43s, foi Roberto Ferreira. O pódio valeu a Roberto Ferreira a conquista da Taça de Portugal, com 137 pontos. Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) somou 126 e Ricardo Marinheiro totalizou 92. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) ganhou a Taça em sub-23.