Poucas semanas após alcançar o vice-campeonato da Silver League, a Seleção Nacional de Voleibol Feminino está em fase final de preparação para o mais novo desafio: buscar a qualificação para a fase final do Campeonato da Europa 2023. As 15 jogadoras convocadas pelo selecionador Hugo Silva estão a treinar desde 18 de julho. Em conversa com a SportMagazine, o treinador destacou o empenho na preparação e a confiança para repetir o bom desempenho demonstrado na última competição.
Portugal encontra-se na Pool C, para enfrentar a Ucrânia, a Hungria e o Chipre. A competição tem início para a Seleção Nacional no dia 15 de agosto, no Pavilhão Desportivo de Santo Tirso, frente à Hungria.
“Eu diria que não as expectativas não fogem muito daquilo que foi a Silver League. Nós também tínhamos seleções como a Estónia e a Eslovénia e a Suécia que estavam à nossa frente como possíveis candidatos e depois fomos à final. Vamos querer estar presentes numa fase final do Europeu”, afirmou o antigo treinador da equipa nacional masculina.
Os jogos de qualificação vão ser disputados entre 15 de agosto e 15 de setembro. Os dois primeiros classificados apuram-se para o Campeonato da Europa. Hugo Silva destacou a força da preparação para superar os argumentos das outras seleções.
“Sabemos do muro que temos que transpor par lá chegar, mas se não acreditarmos que isso seja possível, acho que não faz sentido todo esse sacrifício que estamos a ter de um mês de preparação, de abdicarmos de nossas férias. Vamos estar julho, agosto e setembro juntos. Tem que valer a pena e vamos ter que deixar alguma coisa de positivo e acredito muito que juntos podemos conseguir algo, mais uma vez, que marque o voleibol feminino”, disse o treinador.
A convocatória para a competição e as datas/locais dos jogos podem aqui ser conferidas.