O lutador Hugo Passos conquistou esta quarta-feira mais uma medalha para Portugal nos Jogos Surdolímpicos, que estão a decorrer em Caxias do Sul, no Brasil. O atleta de 42 anos alcançou o bronze na categoria de -67kg de luta greco-romana ao vencer o indiano Ajay Kumar por 11-10 no combate de disputa pelo terceiro lugar.
Com a medalha, Hugo Passos terminou uma brilhante carreira: em sete edições de Jogos Surdolímpicos, desde Copenhaga 1997, ele ganhou quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
“O meu objetivo era despedir-me aqui hoje com uma medalha. O combate com o indiano foi muito duro mas lutei sempre para ganhar pontos. Fiquei muito feliz com esta conquista. Precisava desta medalha, precisava de trazer esse orgulho para Portugal na minha despedida. Quando terminou fiquei arrepiado e só tenho que agradecer a todos os que me acompanharam neste longo percurso de sete surdolímpiadas”, relatou Hugo Passos em declaração aos canais oficiais do Comité Paralímpico Português.
Com mais este pódio, Portugal já possui a sua melhor prestação de sempre em Jogos Surdolímpicos com quatro medalhas e 11 diplomas conquistados até ao momento. Joana Santos conquistou a medalha de ouro no judo, André Soares o bronze no contrarrelógio e o ouro na prova por pontos de ciclismo e Hugo Passos o bronze em -67kg de luta greco-romana. A competição segue até o dia 15 de maio.