Na principal competição de canoagem do país, dois atletas são reconhecidamente os favoritos e grandes atrações: Fernando Pimenta, campeão mundial e duas vezes medalhista olímpico, e Teresa Portela, finalista olímpica em Tóquio 2020 e dezenas de títulos nacionais e internacionais. Hélio Lucas, treinador dos canoístas, destaca que ambos os atletas do Benfica chegam muito bem preparados para o Campeonato Nacional de Fundo, que acontece este fim de semana na cidade de Mirandela.
Teresa Portela é a atual campeã em título da competição, mas contará com quase meia centena de adversárias. Dentre as principais oponentes estão nomes como Francisca Laia (CDPatos) e Sara Sotero (CMCSOL). Treinador da atleta natural de Esposende, Hélio Lucas observa que a atleta olímpica de 34 anos chega forte para a competição.
“A Teresa Portela no ano passado já foi a campeã nacional e teve dois excelentes resultados nos Jogos Olímpicos [Tóquio 2020], uma final olímpica, e basicamente vai tentar defender o campeonato. Está bem preparada, tem feito excelente preparação e penso que vai correr bem”, afirmou o treinador.
Sobre Fernando Pimenta, atleta que treina há 18 anos e já conquistou as maiores competições do mundo, Hélio Lucas destacou que a prova será mais uma oportunidade de preparação para as competições internacionais que acontecerão ao longo da temporada. “Esta prova vai lhe dar de certa forma indicadores daquilo que pode e deve ou não melhorar para o futuro que vem”, afirmou.
Fernando Pimenta é 13 vezes campeão Nacional de Fundo em K1 Sénior. Ele terá como principais adversários nomes fortes da modalidade, entre eles o seu colega de clube João Ribeiro e José Ramalho, do CN Prado, que em 2021 esteve em luta acesa na disputa pelo primeiro lugar.
“É um campeonato que não é a prova olímpica do Fernando Pimenta, mas é uma prova onde ele já teve o título de campeão do mundo várias vezes. É sempre normalmente medalhado, quer no Campeonato da Europa, quer no Campeonato do Mundo. Em termos nacionais, já não perde esta competição há mais de dez anos”, ressaltou Hélio Lucas.
“Ele chega bem à prova. Lógico que é uma competição com alguns pormenores, com pilhagens, com blocos, essas situações que as vezes podem condicionar, por isso não é uma prova garantida porque há essas condicionantes durante o percurso e durante a própria prova. Mas penso que está num excelente momento de forma. Ele fez o controlo nacional que é uma prova de dois mil metros que nos dá algumas boas indicações, com tempo excecional, e por isso penso que ele vai fazer um bom campeonato.
A Federação Portuguesa de Canoagem espera a presença de quase mil atletas em representação de 50 clubes de todo o continente e ilhas. Ao todo, o nacional disputa-se em 42 categorias, no sábado e no domingo, a partir das 10h30, com provas destinadas aos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes, Sub-16, Juniores, Seniores e Masters que competirão em Kayak, Canoa e Supc nas águas do Rio Tua.
A prova contará com transmissão em direto no canal FPCANOAGEMTV.