O Campeonato da Europa de Karaté de Cadetes, Juniores e Sub-21, decorreu este fim de semana no Chipre. Portugal conquistou três medalhas na competição, sendo que duas delas foram de ouro e uma foi de bronze. Guilherme Gonçalves venceu a competição de Kumite Junior -68kg, Bárbara Ribeiro, Lara Teixeira e Rita Marques receberam a medalha de ouro no Kata em Equipas Feminino. Já a medalha de bronze foi entregue a Natacha Fernandes, em Kata Sub-21 Feminino.
Guilherme Gonçalves, campeão europeu, conversou com a SportMagazine sobre a mais recente conquista e sobre os seus objetivos futuros. O atleta luso, para além desta medalha, já detém um forte historial na modalidade, ocupando mesmo o lugar número um do ranking mundial. O ouro e a prata na Youth League de Veneza e de Limassol são apenas alguns exemplos das conquistas de Guilherme Gonçalves.
O jovem karateca português, de apenas 17 anos, afirma que a medalha de ouro sempre foi uma prioridade, tendo preparado este Europeu “com seriedade e trabalho árduo”. O número um do mundo acrescenta ainda que “desde o momento em que saiu a convocatória, o meu principal objetivo era ser campeão da Europa e assim o concretizei”.
Para além da própria prestação, Guilherme análise a prestação portuguesa na sua generalidade, sentindo “que Portugal olhou de igual para igual com as grandes potências mundiais”. De realçar, que o karateca derrotou adversários da Áustria, da Bósnia, do Montenegro, da Grécia e do Chipre.
O principal objetivo do atleta português passa por permanecer no primeiro lugar do ranking e alcançar, mais uma vez, a medalha de ouro na próxima Youth League.