25 de Novembro 2024 23:02
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ginástica

Gala anual da Federação de Ginástica distinguiu os melhores de “ano mágico”

Foto: FPG

A ginástica portuguesa viveu em 2024 “um ano mágico”, considerou  o presidente da federação da modalidade durante a gala anual, que decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém, onde foram distinguidos atletas, treinadores, juízes e clubes.

“Foi um ano histórico, porque além de termos batido todos os recordes de filiados de sempre, também tivemos os melhores resultados de sempre em termos internacionais com diversos campeões do mundo e da Europa de seniores e juniores. Tudo isso conjugou para que 2024 tenha sido o ano mágico da ginástica portuguesa”, disse o presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), Luís Arrais.

A gala, realizada anualmente, visa reconhecer o mérito de atletas e personalidades que “contribuem diariamente para engrandecer a ginástica”, com base nos resultados obtidos ao longo do ano.

O prémio Ginasta do Ano, dedicado aos praticantes seniores de cada disciplina e género, foi entregue a diversos atletas, entre quais Filipa Martins, que conseguiu em Paris-2024 a melhor classificação de sempre de uma portuguesa na ginástica artística, e Gabriel AAlbuquerque, que também marcou presença na competiçã\o que se realizou na capital francesa.

Após um ano “histórico”, o presidente da Federação, Luís Arriais tem para 2025 vários objetivos, entre eles “aumentar o número de ginastas”, ter “todas as modalidades e disciplinas nos Jogos Olímpicos de 2028″ e “aumentar  a notoriedade da ginástica em Portugal e no estrangeiro”.

“Em ano de Jogos Olímpicos, o Prémio de Ginasta do Ano só poderia ser entregue a Filipa Martins (GAF) e Gabriel Albuquerque (TRA), ambos finalistas em Paris 2024. Porém, as conquistas dos nossos ginastas não se ficaram por aqui tendo-se destacado também em outras grandes competições mundiais e europeias nomes como Guilherme Campos (GAM), Joana Pinheiro (RIT), Sofia Correia (TRA), Diana Gago (DMT), Tiago Romão (DMT), Mariana Cascalheira (TUM), Vasco Peso (TUM), Lucas Santos (TS), Miguel Lopes e Gonçalo Parreira (ACRO), Inês Faria e Beatriz Carneiro (ACRO), Guilherme Henriques e Lara Fernandes (ACRO), Rui Cansado (AER) e João Peixinho (TG). Na Ginástica Para Todos, o Prémio Classes de GpT do Ano foi entregue ao AcroGymnastics (Albigym), à classe Top AcroGym (Gimnofrielas) e às Vice-Versa (Sporting). Já a Associação Gimnochamps Tavira levou para o sul do país o Prémio Ginástica Solidária. Luís Rodrigues, Presidente do Guimagym, subiu ao palco para receber o reconhecimento de Dirigente do Ano, pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Associação de Ginástica de Lisboa recebeu, uma vez mais, o Prémio Associação Territorial do Ano. Mariana Vieira (ACRO) foi a Treinadora Revelação do Ano, enquanto João Pedro Monteiro (TRA) levou o Pino D’Ouro de Treinador do Ano. Já no ajuizamento, destaque para João Oliveira (TRA) que foi nomeado Juiz do Ano”, destaca, em nota publicada – https://www.ginastica.org/post/gala-anual-conheça-os-vencedores-dos-prémios-da-ginástica-2024 – no site oficial, a Federação Portuguesa de Ginástica.

 

José Manuel Constantino foi “personalidade do ano”

O galardão Personalidade do Ano foi atribuído a José Manuel Constantino, figura de referência no desporto português e ex- presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), que morreu em agosto passado.

Foram também atribuídas homenagens à carreira de vários atletas, incluindo as atletas Beatriz Freitas , Catarina Dias, Clara Melo, Filipa Martins, Felícia Oprea, Ida Pereira e Matilde Castro, bem como medalhas de dedicação e mérito a ginastas, treinadores e juízes que contribuíram para o crescimento da ginástica em Portugal.

O Colar de Valor, Mérito e Bons Serviços, uma das distinções mais simbólicas da gala, foi entregue a Rogério Valério, presidente do Comité da Federação Internacional de Ginástica.

Foram premiados também clubes que se destacaram na Liga Nacional dos Clubes, um projeto da Federação de Ginástica de Portugal que tem como objetivo promover o aumento do número de filiados em todas as disciplinas, especialidades, categorias e escalões, com destaque para o Sporting Clube de Portugal que conquistou o primeiro lugar, seguido da Académica de Coimbra (2.º lugar) e do Ginásio Clube Português (3.º lugar).

Por: Pedro Silva
Foto: FPG

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ginástica

Portugal vai receber o Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática para grupos de idade, entre 12 e 22 de setembro, em Guimarães, anunciou a...

Desporto Olímpico

A portuguesa Filipa Martins conseguiu, esta quinta-feira, um histórico 20.º lugar na final ‘all around’ de ginastica artística dos Jogos Olímpicos Paris-2024, com a...

Desporto Olímpico

A ginasta Filipa Martins continua a fazer história na artística feminina ao tornar-se a primeira portuguesa a qualificar-se para a final olímpica do concurso...

Ginástica

A seleção portuguesa feminina alcançou, no passado fim de semana, o sexto lugar, na final de três fitas e duas bolas, e um sétimo,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.