Francisca Martins, atleta do Foca Quinta Da Lixa, venceu a prova de 200 livres no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Open Jamor 2022, que decorreu entre os dias 27 a 30 de julho. A atleta bateu o recorde nacional absoluto, com um tempo de 2.01,30 minutos.
A jovem nadadora portuguesa conversou com a SportMagazine sobre esta conquista e os seus objetivos futuros. Francisca afirma estar bastante feliz e aliviada com a conquista, principalmente após descobrir que tinha alcançado o recorde.
“Foi um momento de muita felicidade e realização, de um certo alívio também. Era um tempo que já ambicionava há algum tempo, para o qual trabalhei muito e que estava a bater ao lado algumas vezes, por isso foi muito bom olhar para o placard e ver que tinha alcançado o meu primeiro recorde nacional absoluto”, disse.
No entanto, estas conquistas não surgiram em vão. A atleta portuguesa conta com uma rotina de treinos intensa para a preparação desta e outras grandes competições.
“Normalmente treino 10 vezes por semana, bidiários todos os dias menos à quarta e ao sábado. Treino na piscina municipal de Felgueiras de manhã e à tarde conseguimos treinar em piscina longa três vezes por semana. Além disso, também realizei alguns estágios durante a época que ajudam muito na preparação para as várias competições”, afirmou.
Apesar desta forte rotina de treinos, Francisca iniciou a faculdade este ano, pelo que, começa a viver todo um quotidiano diferente.
“Este ano, iniciei a faculdade e foi uma dinâmica diferente do que vivi até agora. Mesmo assim consegui conciliar a natação e os estudos. Foi difícil porque faltava muitas semanas devido a estágios e até competições, mas sou organizada e dedicada e penso que consegui equilibrar bem as duas”, disse.
Francisca Martins destaca ainda o trabalho dos seus treinadores, Simão e Filipe [Marinho], que, segundo a atleta, foram “fundamentais para este recorde nacional. São mais que treinadores e fazem os possíveis e os impossíveis para ter as melhores condições e conseguir ter o melhor desempenho”.
Apesar de todo o sucesso adquirido, a nadadora afirma que consegue fazer melhor e que pretende continuar a melhorar.
“Sim, ainda não foi a prova perfeita e que idealizo. Trabalho para baixar os meus recordes pessoais e esse continua a ser o objetivo maior. A curto prazo o objetivo passa por estar presente nas grandes competições internacionais”, afirmou Francisca Martins.