21 de Maio 2024 23:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Francisca Martins: “Foi muito bom olhar para o placard e ver que tinha alcançado o meu primeiro recorde nacional absoluto”Exclusivo 

Francisca Martins, nadadora portuguesa. Foto: Federação Portuguesa de Natação
Francisca Martins, atleta do Foca Quinta Da Lixa, venceu a prova de 200 livres no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Open Jamor 2022, que decorreu entre os dias 27 a 30 de julho. A atleta bateu o recorde nacional absoluto, com um tempo de 2.01,30 minutos.

A jovem nadadora portuguesa conversou com a SportMagazine sobre esta conquista e os seus objetivos futuros. Francisca afirma estar bastante feliz e aliviada com a conquista, principalmente após descobrir que tinha alcançado o recorde.

“Foi um momento de muita felicidade e realização, de um certo alívio também. Era um tempo que já ambicionava há algum tempo, para o qual trabalhei muito e que estava a bater ao lado algumas vezes, por isso foi muito bom olhar para o placard e ver que tinha alcançado o meu primeiro recorde nacional absoluto”, disse.
No entanto, estas conquistas não surgiram em vão. A atleta portuguesa conta com uma rotina de treinos intensa para a preparação desta e outras grandes competições.
“Normalmente treino 10 vezes por semana, bidiários todos os dias menos à quarta e ao sábado. Treino na piscina municipal de Felgueiras de manhã e à tarde conseguimos treinar em piscina longa três vezes por semana. Além disso, também realizei alguns estágios durante a época que ajudam muito na preparação para as várias competições”, afirmou.
Apesar desta forte rotina de treinos, Francisca iniciou a faculdade este ano, pelo que, começa a viver todo um quotidiano diferente.
“Este ano, iniciei a faculdade e foi uma dinâmica diferente do que vivi até agora. Mesmo assim consegui conciliar a natação e os estudos. Foi difícil porque faltava muitas semanas devido a estágios e até competições, mas sou organizada e dedicada e penso que consegui equilibrar bem as duas”, disse.
Francisca Martins destaca ainda o trabalho dos seus treinadores, Simão e Filipe [Marinho], que, segundo a atleta, foram “fundamentais para este recorde nacional. São mais que treinadores e fazem os possíveis e os impossíveis para ter as melhores condições e conseguir ter o melhor desempenho”.
Apesar de todo o sucesso adquirido, a nadadora afirma que consegue fazer melhor e que pretende continuar a melhorar.
“Sim, ainda não foi a prova perfeita e que idealizo. Trabalho para baixar os meus recordes pessoais e esse continua a ser o objetivo maior. A curto prazo o objetivo passa por estar presente nas grandes competições internacionais”, afirmou Francisca Martins.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

O Fluvial Portuense sagrou-se, no passado fim de semana, campeão português de polo aquático pela quarta vez na história, ao vencer em casa o...

Adaptado

A seleção portuguesa arrecadou três medalhas e estabelceu 13 novos recordes nacionais nos Europeus Open de natação paralímpica, disputados no Funchal, resultados que a...

Adaptado

O português Diogo Cancela conquistou, esta terça-feira, a medalha de prata na prova dos 100 metros mariposa S8 dos Europeus Open de natação paralímpica,...

Natação

Diana Durães (Benfica) e Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana) garantiram,no passado sábado, os mínimos para os Mundiais de Budapeste (10 a 15 de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.