O canoísta limiano Fernando Pimenta e a atleta Auriol Dongmo foram eleitos atletas do ano de 2023 pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, anunciou, recentemente, o organismo, tendo este recordado que a eleição resulta dos votos “de um júri composto por jornalistas, dirigentes e personalidades influentes do desporto, a partir de uma lista com cinco nomes masculinos e cinco nomes femininos, escolhida pela direção do CNID, em função dos resultados obtidos” durante o ano passado.
Fernando Pimenta, de 34 anos, que representa o Benfica, conquistou três medalhas nos Mundiais de Duisburgo, na Alemanha: ouro, em K1 1.000 metros, prata, em K1 5.000, e bronze, em K1 500.
O limiano sucede ao atleta Pedro Pablo Pichardo, recordista português do triplo salto, na lista de vencedores do prémio, que vai na quarta edição, depois de ter batido, em 2023, a concorrência do ciclista vianense Iuri Leitão, campeão do mundo da disciplina olímpica de omnium.
“A disputa foi intensa em ambos os sexos com, respetivamente, Inês Barros e Iuri Leitão, mas a lançadora do peso do Sporting repetiu a vitória do ano passado e Pimenta faz-se coroar pela primeira vez após mais um ano de muitas vitórias”, destaca o CNID.
A lançadora do Sporting foi quarta classificada nos Mundiais de Budapeste, a melhor classificação de um atleta português na competição, tendo ainda conquistado a medalha de ouro nos Europeus de pista coberta, em Istambul, na Turquia.
Auriol Dongmo, natural dos Camarões, já alcançou a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPCanoagem e DR.