Foi assinado, esta sexta-feira, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, Oeiras, um protocolo de cooperação entre a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Portuguesa de Rugby, a Federação Portuguesa de Futebol e o Governo, para a requalificação do mesmo.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa; da ministra adjunta e dos assuntos parlamentares, Ana Catarina Mendes; do diretor-geral do Património Cultural, João Carlos Santos; do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia: do presidente do IPDJ, Vítor Pataco; dos presidentes das Federações Portuguesas de Atletismo, Rugby e Futebol, respetivamente, Jorge Vieira, Carlos Amado da Silva e Fernando Gomes; e do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
“Muitos atletas de todo o país convergiram aqui, isto porque, durante muito tempo era no Estádio Nacional que existia a única pista do país com piso sintético apropriado para a prática de atletismo de alto nível. Portanto, era com grande esforço que esses atletas o faziam e, acredito, que na origem daquilo que é hoje a nossa modalidade esteve esta resiliência e dedicação”, disse Jorge Vieira.
Ana Catarina Mendes, ministra adjunta e dos assuntos parlamentares, afirmou que “com esta requalificação queremos dar condições às federações para promoverem a inclusão através do desporto. Este estádio é um muito bom exemplo do caminho que temos pela frente nesta área, apesar de todo o caminho que já fizemos. O Estádio Nacional não tem hoje, por exemplo, as condições essenciais para que as mulheres possam praticar desporto nos mesmos termos do que os homens e é isso mesmo que se sente no peso destes 80 anos”.