17 de Abril 2024 04:13
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atletismo

Desafios do Treino e do Atleta abordados no Congresso “100 anos de atletismo”

João Abrantes, técnico nacional. Foto: SM

O congresso “100 anos de atletismo” da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) realiza-se, este sábado e domingo, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) de Lisboa. Após não se ter realizado em 2021 devido à pandemia, o evento deu então início este fim de semana, dia 1 de abril de 2023. O congresso conta com diversas mesas redondas ao longo dos dois dias e aborda os mais diversos temas dentro daquilo que é o atletismo e o desporto no geral.

Após uma manhã com diversas mensagens e mesas redondas, a tarde deste sábado trouxe ainda mais discussão e conhecimento. João Abrantes, técnico nacional da FPA, deu o mote com “A individualização do treino: atleta para um método ou um método para um atleta?”. O mesmo esteve presente no painel seguinte que, juntamente com José Praia – empresário -, abordou “a qualificação para as grandes competições – o novo grande desafio do atleta”.

João Abrantes abordou os métodos que devem ser utilizados nos treinos dos atletas, nomeadamente a individualização dos mesmos. Ou seja, ter em conta a sua motivação, disponibilidade, o controlo da saúde, testes de controlo, avaliação do treino, entre outros pontos fulcrais para este planeamento.

O Alto Rendimento foi também falado a fundo, através da mesa redonda “O Alto Rendimento do futuro”, moderada por Pedro Roque, do Comité Olímpico de Portugal. João Abrantes, Alexandre Costa, treinador, e José Silva, do departamento do Alto Rendimento, principalmente ligado ao atletismo adaptado da FPA.

“Quadro de referências de treino para o atletismo juvenil”, por parte de Pedro Pinto, do departamento de desenvolvimento da FPA, foi outro dos temas referidos, tais como os “treinos em altitude”, por Ricardo Silvestre e João Beckert, diretor médico no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor.

Após uma breve pausa, Vítor Zabumba, do departamento de Alto Rendimento da FPA, entra “em ação” com os “desafios e soluções do treino de João Coelho”. Os treinadores do Sporting Clube Portugal, Luís Herédio e Paulo Reis – também diretor técnico de atletismo do mesmo clube –, seguiram-se com os “desafios e soluções do treino”. Este último abordando, especificamente, os treinos de Auriol Dongmo, atleta da qual é treinador.

O primeiro dia do congresso “100 anos de atletismo” fecha com um especialista espanhol. Juan Carlos Álvarez, técnico de atletismo do CAR de Madrid, aborda os “desafios e soluções do treino de velocidade para o salto em comprimento”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atletismo

Miguel Borges e Vanessa Carvalho, ambos do Sporting de Braga, sagraram-se, este domingo, campeões nacionais de meia -maratona, na prova disputada na capital do...

Atletismo

A atleta Mariana Machado renovou, esta quinta-feira, contrato com o Sporting de Braga até 2027, informou, numa nota publicada no site oficial, o clube...

Atletismo

Realizou-se esta segunda-feira, 25 de março, a apresentação da 8.ª edição da Meia Maratona de Braga, competição organizada pela Runporto, que este ano acolhe,...

Adaptado

Miguel Monteiro, número um do ranking mundial de 2024, fechou a participação portuguesa no World Para Athletics Grand Prix, que se realizou em Jesolo,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.