30 de Setembro 2022 08:09
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Andebol

Europeu Sub-20: Portugal perde com Espanha e é medalha de prata na competição

Foto: Federação de Andebol de Portugal

A Seleção Nacional Sub-20 de Andebol saiu derrotado da final do Europeu, este domingo, contra Espanha, por 35-37, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, pelas 17h00. Com isto, Portugal conquistou a medalha de prata na competição.

Tal como o primeiro encontro entre as duas seleções na fase de grupos, o jogo foi, desde muito cedo, bastante equilibrado. A equipa lusa foi para o intervalo a vencer por 16-15. Portugal foi ampliando a vantagem, estando mesmo a vencer por quatro golos, perto dos 44 minutos de jogo. No entanto, pouco depois dos 50 minutos de jogo, Espanha arrancou a reviravolta, vencendo o encontro, pelos tais 35-37.

Os destaques desta final, por parte da Seleção Nacional Portuguesa, vão para André Sousa, MVP do jogo, com 10 golos e cinco assistências. Já Francisco Costa foi, sem surpresas, o melhor marcador do encontro com 11 golos.

Apesar da derrota, Carlos Martingo, selecionador nacional, destaca a entrega que os seus jogadores demonstraram e tudo o que foi feito pelos mesmos durante toda a competição.

“Perder nunca é fácil, mas não tenho nada a apontar à prestação que os jogadores tiveram, acho que fizemos 45 minutos de alto nível. Depois, durante dez minutos, sabíamos que a Espanha nos ia tentar castigar com as transições e, nesse período, se calhar tivemos algumas perdas de bola ou remates falhados que não tivemos no resto do jogo. Sempre que nós lutávamos para marcar um golo – e conseguimos marcar bastantes – a Espanha, mais vezes que nós e principalmente nesse período de jogo, marcou golos fáceis, o que não é fácil, mesmo para uma equipa que está na frente. De qualquer maneira, o que eu considero importante realçar é o comportamento magnífico que os atletas tiveram, um Campeonato Europeu fantástico e a empatia que este grupo conseguiu criar com o público, não é normal para uma equipa das camadas jovens, ainda por cima de andebol. Acho que isso demonstra a qualidade que estes jogadores têm, que mostraram em campo e fizeram toda a gente acreditar que era possível. Infelizmente não conseguimos oferecer a vitória a toda a gente que nos apoiou no Pavilhão e a tantas outras que hoje não conseguiram vir, mas oferecemos toda a entrega e todo o suor dentro de campo. Portanto, só temos que estar orgulhosos com o que fizemos”, destacou.

André Sousa, MVP da final e capitão da Seleção, realça todo o apoio recebido por todo o público.

“Sentimos, de facto, um apoio, uma força muito grande vinda do exterior, quer através de mensagens, quer no pavilhão a puxar por nós – foram experiências únicas. Diria que, todos nós, nunca tínhamos jogado com um pavilhão assim tão cheio a puxar por nós e estamos muito gratos por isso. Foi-nos dada uma visibilidade muito interessante, muita gente viu os nossos jogos na televisão e eu acho que isto pode ser uma alavanca interessante, como já houveram outras no passado para o andebol português continuar a desenvolver-se. Temos estado numa onda muito positiva, quer nas seleções jovens, quer na Seleção A e agora é continuar a trabalhar nas gerações mais jovens para continuar esta onda de positividade”, afirmou.

De destacar ainda que Francisco Costa, lateral-direito da formação lusa, foi eleito melhor marcador do Europeu, bem como o melhor na sua posição. Já o irmão, Martim Costa, foi eleito o melhor lateral-esquerdo da competição.

Foto: Federação de Andebol de Portugal

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis

O tenista português Gastão Elias foi eliminado esta quarta-feira na segunda ronda do challenger Lisboa Belém Open. A competição decorre até domingo no Club...

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal já tem os atletas escolhidos para a qualificação do Mundial 2024. Após vencer a Finalíssima, Portugal prepara-se para mais...

Ténis

Nuno Borges, tenista português, qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do torneio de Sófia. O maiato venceu Mirza Basic, bósnio, na sua estreia...

Futebol

A Seleção Nacional de Futebol perdeu, esta terça-feira, frente à seleção espanhola, a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.