Portugal chegou perto das medalhas, mas terminou as finais do Campeonato Europeu de TeamGym com as seleções masculina e mista, ambas, no quarto lugar. A competição aconteceu entre a última quarta-feira e este sábado, no pavilhão Multiusos de Guimarães.
A equipa masculina qualificou-se para a final como terceira classificada, mas acabou por perder um posto na final. Eles obtiveram no solo 18.875 pontos, no tumbling 18.200 pontos e minitrampolim 17.300 pontos. Na soma total, 54.375 pontos. A seleção da Suécia foi a campeão com 61.350 pontos.
Na competição mista, também venceram os suecos, com 56.975 pontos. Portugal, somou 46.650 pontos, com 17.200 pontos no solo, 14.450 pontos no tumbling e 15.000 pontos no minitrampolim.
Para Miguel Balsas, O chefe de delegação, “o balanço foi positivo” tendo a “equipa melhorado sempre das qualificações para as finais em cerca de 2 pontos”. “Não foi possível chegar a um pódio pois as outras equipas são muito fortes, mas demos tudo o que tínhamos”, afirmou, em declaração ao site da Federação Portuguesa de Ginástica.
Além de Balsas, acompanharam Portugal na competição Gonçalo Sousa (diretor técnico) Louise Lindblad (chefe de equipa), Gabriel Fortes, João Cardoso e Tiago Lourenço (treinadores) e Inês Pássaro (fisioterapeuta).
A cidade de Guimarães recebeu durante o evento 14 federações, representadas por 37 equipas. Na competição sénior participaram sete equipas masculinos, oito equipas femininos e cinco equipas mistas, de 12 países. Nos juniores duas equipas masculinas, nove equipas femininas e seis equipas mistas, de 12 Federações.
Juniores
A equipa júnior mista terminou a final do Campeonato da Europa de TeamGym no 6.º posto, com um total de 45.050 pontos. Venceu a competição a equipa da Grã-Bretanha.