Dois pesquisadores portugueses publicaram um novo artigo sobre a influência do contexto na performance física dos jogadores de futebol profissional. O estudo é assinado por João Brito e Pedro Figueiredo, fisiologistas da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol e afiliados na Portugal Football School.
O artigo científico foi publicado na revista “Frontiers in Sport and Active Living” sobre o título “Contextual Variables Affect Running Performance in Professional Soccer Players: A Brief Report” (em português “As variáveis contextuais afetam o desempenho de corrida em jogadores profissionais de futebol: um breve relatório”). A pesquisa aborda a performance física de uma equipa de futebol brasileira relacionada com fatores de contexto.
“Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de variáveis contextuais no desempenho da corrida em jogadores de futebol profissional brasileiro. Vinte jogadores do sexo masculino de um clube participante da 1ª Divisão do campeonato brasileiro de futebol foram analisados durante 35 partidas. O Sistema de Posicionamento Global foi usado para determinar a distância total (TD) percorrida, distância percorrida e ações em alta intensidade e sprint, e o número de acelerações e desacelerações”, explica o resumo do estudo, orientado pelo professor Fabrício Vasconcellos, da Universidade do Rio de Janeiro.
Entre outros pontos, o artigo mostra que esta equipa percorreu uma maior distância total nos jogos realizados fora de casa do que nos efetuados em casa, facto que se verificou igualmente nas derrotas em relação aos empates e vitórias. Já no que respeita a sprints, foi percorrida maior distância nos empates.