O Município de Braga, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Comité Olímpico de Portugal prestaram, na tarde desta terça-feira, no Theatro Circo, uma homenagem ao canoísta olímpico bracarense, Emanuel Silva, tendo-lhe sido atribuído pelo Governo a medalha de honra ao mérito desportivo, através do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
O atleta que, ao longo do seu percurso profissional conquistou um total de 40 medalhas internacionais, sendo um dos desportistas portugueses com mais presenças olímpicas, foi agraciado com palavras de homenagem e reconhecimento público.
“Um atleta que atinge um patamar de excelência que o leva a estar presente numa competição internacional, seja ao nível europeu ou mundial, ou até de uns jogos olímpicos, está, de facto, numa elite a que muito poucos podem ambicionar chegar. Mas se pensarmos que estamos a falar de um atleta que esteve presente em muitas competições internacionais e olímpicas, como é o caso do Emanuel, já estamos num patamar estratosférico do que é a excelência deste atleta”, destacou Ricardo Rio, edil bracarense, recordando que o canoísta bracarense foi o primeiro atleta a conquistar medalhas internacionais para a modalidade, mantendo-se como “uma inspiração e referência” para os mais jovens.
A emoção de Emanuel Silva
Visivelmente emocionado por ser homenageado e ainda por cima na sua terra natal, Emanuel Silva, mostrou-se “muito grato” pela homenagem, realçando vários agradecimentos a todos que contribuíram para o seu percurso profissional, demorando-se na família “o alicerce” e “a alcateia que o acompanhou sempre e se manteve sempre unida”.
O atleta olímpico abriu “um novo capítulo na sua vida” e mostrou-se disponível para continuar ligado à canoagem portuguesa.
“A Federação Portuguesa de Canoagem vai entrar em eleições e, se algum dos candidatos entender que posso ser uma mais-valia para ingressar numa lista, estou completamente disponível para ajudar e contribuir dentro da minha sabedoria e da minha experiência para que a canoagem continue no rumo que tem vindo a ter”, vincou.
A cerimónia de homenagem ficou marcada pelas presenças institucionais do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Pedro Dias, do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, da presidente da Comissão dos Atletas Olímpicos, Diana Gomes, “mas também por diversos autarcas e vários atletas olímpicos, como Rosa Mota, Manuela Machado, entre outros”, destaca, em nota enviada às redações, a autarquia minhota.
A carreira de Emanuel Silva
Emanuel Silva terminou a sua carreira desportiva, afirmando-se como um dos melhores canoístas portugueses de sempre dispondo de um palmarés absolutamente invejável, sendo também um dos grandes responsáveis pela divulgação da Canoagem em Portugal.
“O bracarense esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Nos Jogos Olímpicos de Londres alcançou o ponto mais alto da sua carreira desportiva, ao conquistar a medalha de prata na prova K2-1000 metros. Tem um total de 40 medalhas internacionais alcançadas”, destaca a Câmara Municipal de Braga.
Por: Pedro Silva
Fotos: CM Braga