Vila Nova de Famalicão pretende ser, em 2025, Cidade Europeia do Desporto. Famalicão Desafio 2025 – Candidata a Cidade Europeia do Desporto, este é o slogan da cidade famalicense que pretende seguir-se, um ano depois, a Viana Cidade Europeia do Desporto – 2023. E os famalicenses contam com um apoio “de peso” para trazer o magnífico evento novamente para terras minhotas…
Esta semana, teve lugar, na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a apresentação do Torneio de Boccia DI (Desenvolvimento Intelectual) do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma iniciativa vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Vale São Cosme, no próximo dia 23 de Setembro, e que contará com 200 praticantes e 33 equipas, em representação de 16 municípios do Norte de Portugal e Galiza.
A apresentação da primeira edição do torneio transfronteiriço contou com a presença do Secretário-Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoán Vázquez Mao, e do vereador do Desporto da autarquia famalicense, Pedro Oliveira.
“Famalicão foi o primeiro município a propor [ao Eixo Atlântico] algo ligado ao Desporto Adaptado mencionou Xoán Vázquez Mao, sublinhando que o município, que aposta, fortemente, no apoio ao desporto adaptado, tem “credibilidade e capacidade” na organização de eventos, tendo como pano de fundo a candidatura a Cidade Europeia do Desporto.
Carlos Vasconcelos, da Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), elogiou “o trabalho espantoso em prol do desporto em geral, mas principalmente no desporto adaptado”, feito pela Câmara Municipal de Famalicão.
Trabalho no desporto adaptado é “mais-valia” para a candidatura
Em entrevista exclusiva à SportMagazine, o do Secretário-Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular garante que a instituição a que preside “apoia totalmente” a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.
“´Tem todo o nosso apoio. E este trabalho que fazem diariamente no desporto adaptado pode ser uma mais-valia e um elemento diferenciador em relação às outras candidaturas”, explicou Xoán Vázquez Mao.
“Para nós (Eixo) é bom que estes eventos venham para Portugal ou Norte da Galiza. É bom para todos, como acontece agora com Viana do Castelo. Famalicão tem capacidade e um histórico muito bom na organização de eventos e isso pode ser vantajoso. É uma cidade ativa e inovadora. Acredito que será Cidade Europeia do Desporto em 2025, porque tem todas as condições para ser palco desse evento”, finalizou o responsável máximo daquela instituição.
*por Pedro Silva*