A Associação Europeia de Canoagem confirmou esta semana a vila de Crestuma, em Vila Nova de Gaia, como a sede do Campeonato da Europa de Maratona, que será disputado no rio Douro, em 2025 (data ainda a confirmar). O evento será organizado numa parceria entre a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), o Município de Vila Nova de Gaia e o Clube Náutico de Crestuma.
Esta será a segunda vez que Crestuma receberá um grande evento de canoagem, depois do Campeonato do Mundo organizado em 2009. Será a terceira vez que Portugal realizará esta competição europeia, depois da estreia em 2013 na vila de Prado e em 2017 em Ponte de Lima.
Apesar de comemorar a confirmação da competição internacional, a FPC lamentou a derrota para sediar o Campeonato do Mundo 2026 de Velocidade e Paracanoagem. Neste mesmo fim de semana, foi comunicado pela Federação Internacional de Canoagem, após reunião da sua board, a vitória da cidade de Poznan, na Polónia como sede da competição, que tinha a vila de Montemor-o-Velho como candidata.
Portugal já organizou um total de mais de 20 eventos internacionais, entre Taças do Mundo, Campeonatos da Europa e do Mundo desde o ano de 2004.