A Seleção Portuguesa vai defrontar esta terça-feira a Islândia, em jogo do segundo play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023. Esta segunda-feira, a equipa liderada por Francisco Neto realiza o último treino oficial em Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel, local do encontro, marcado para às 18h00.
Na antevisão ao encontro, a avançada Carolina Mendes falou sobre o jogo decisivo de Portugal com a equipa islandesa. “Acho que temos de nos preocupar essencialmente connosco. Praticamente todas as seleções que encontrámos nesta fase são superior a nós em termos de ranking e isso não nos pode intimidar. Já provámos em campo que os rankings não passam disso, de números, e vamos mais uma vez provar isso na terça-feira dentro de campo”, afirmou.
Recorde-se que a Seleção Nacional garantiu a presença no segundo play-off de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023 após vencer a Bélgica, por 2-1, em jogo disputado na última quinta-feira, em Vizela. Carolina Mendes afirmou que a vitória diante das belgas trouxe confiança à equipa lusa.
“Vamos tentar bater esta Islândia, sabendo no entanto que é uma seleção muito forte. Frente à Bélgica foi uma vitória muito boa, que nos veio trazer mais confiança para o jogo que aí vem. Sabemos que não será fácil mas acredito que Portugal vai estar à altura deste desafio”, disse.
“Vamos tentar impor o nosso futebol, com a bola no chão, e isso poderá criar-lhes mais dificuldades. Espero que consigamos fazer valer o nosso futebol e alcançar o objetivo para estes dois jogos, que é alcançar duas vitórias. Agora é máxima concentração e máximo foco. Acredito que terça-feira vamos fazer um grande jogo e conseguir mais uma grande vitória”, acrescentou Mendes.
Caso vença a Islândia, Portugal qualifica-se para o Mundial se estiver entre as duas melhores seleções das três europeias que se apuram via play-off. Se for o pior dos três apurados, a conjunto luso terá de disputar um play-off intercontinental, na Nova Zelândia, que ditará as derradeiras três vagas, com Taiwan, Tailândia, Camarões, Senegal, Papua Nova Guiné, Haiti, Panamá, Chile e Paraguai. A fase final do Mundial feminino realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto de 2023.