Pela primeira vez na história da canoagem nacional, um português alcançou o feito de terminar o ano na liderança do ranking mundial. Fernando Pimenta, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, concluiu 2021 como o melhor atleta em K1 1000. A SportMagazine trouxe na edição nº 0 uma longa entrevista com o canoísta, “o campeão que um dia perdeu a vontade de treinar”.
Para alcançar o topo do ranking, Pimenta, treinado por Hélio Lucas, somou 182 pontos ao conquistar uma medalha de bronze na Taça do Mundo e o título do Campeonato do Mundo, onde ficou à frente do seu grande rival e ouro nos Jogos Olímpicos, o húngaro Balint Kopasz, ouro em Tóquio – 90 pontos no ranking. Em terceiro lugar veio o lituano Andrej Olijnik (60).
“Assim escrevemos mais um momento histórico do Desporto e da Canoagem Nacional”, escreveu Pimenta nas redes sociais. O atleta luso ainda fechou o ano em segundo no K1 5000, com 90 pontos – dez a menos que o húngaro Balint Noe.
Por fim, destaque para a também a canoísta portuguesa Teresa Portela, que conseguiu alcançar o quarto lugar do ranking mundial de K1 200 metros.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por 𝗙𝗲𝗿𝗻𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗣𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮 OLY (@fernando_pimenta13)