Esta será a primeira medalha para o país em competições de equipas em campeonatos do mundo. O próximo adversário da equipa portuguesa será a Rússia, que derrotou a Índia por 3-2, nos quartos de final. O jogo acontece esta sexta-feira.
“Este foi um resultado muito bom, até pela pouca experiência que o Bernardo Pinto tem ainda destas lides ao mais alto nível. Tem pouca experiência, mas a equipa esteve bastante bem. O Tiago Abiodun também esteve num plano muito bom. Demos um passo em frente e vamos ver até onde conseguimos ir”, disse o treinador Ricardo Faria.
Trata-se da quarta medalha do país em Campeonatos do Mundo, a terceira em mundiais de jovens, e a primeira em equipas. Portugal conquistou até agora uma medalha de prata em pares por Marcos Freitas e Tiago Apolónia no mundial de juniores do Chile 2003 e duas medalhas de bronze, por Marcos Freitas e André Silva no mundial de juniores do Egito 2006, e por Tiago Apolónia e João Monteiro no mundial absoluto de Budapeste 2019.
Derrotas
A equipa feminina da categoria sub-15 acabou eliminada pela Índia, por 1-3, nos quartos de final, num encontro em que Matilde Pinto conquistou um jogo. A seleção masculina do escalão sub-19, por sua vez, perdeu com a Polónia por 0-3, nos oitavos de final.
Para acompanhar os jogos que decorrer no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, a entrada é gratuita. Os espetadores apenas precisam de apresentar à entrada o certificado de vacinação ou teste negativo antigénio realizado até 48 horas antes ou PCR até 72 horas antes.