O Campeonato do Mundo de Estrada decorre em Wollongong, na Austrália, onde António Morgado, atleta português, conquistou a medalha de prata na prova de fundo para juniores. A corrida de 135,6 quilómetros teve uma forte participação do português.
A partir da terceira volta o português foi eliminando adversários atrás de adversários. As movimentações de António Morgado foram-se sucedendo a cada passagem na subida do monte Pleasant. Na penúltima passagem por essa parte do percurso, o português aplicou um forte ataque, acabando por deixar para trás cerca de dez ciclistas.
A discussão do título ficou guardada para um sprint final entre António Morgado e Emil Herzog, alemão. Ao fim de 3h11m07s de prova, o alemão acabou por ser mais forte, entregando a medalha de prata ao português. O pódio ficou fechado com o belga Vlad van Mechelen.
“O António Morgado fez mais uma grande corrida. Em todos os anos que já levo como selecionador – e passaram pelas minhas mãos todos os melhores corredores portugueses dos últimos anos – nunca vi, em júnior, um ciclista capaz de fazer o que o António faz. Aquilo que hoje todos puderam ver pela televisão, ele faz sempre. São demonstrações de força impressionantes”, considera o selecionador nacional, José Poeira.
What a finish 😮
EMIL HERZOG 🌈 is your 2022 UCI Men Junior Road Race World Champion#Wollongong2022 pic.twitter.com/eqZBAWl41F
— UCI (@UCI_cycling) September 23, 2022