O Campeonato do Mundo de BMX, que se realizou em Nantes, cidade francesa, terminou este domingo. A Seleção Nacional foi representada por dois portugueses: Renato da Silva, em juniores, e Bruno Cardoso, em elites.
O atleta Bruno Cardoso acabou por ser eliminado na primeira ronda, ficando na sexta posição da sua série, com um tempo de 30.655s, a 1.8s do melhor dessa mesma série. Ainda teve a oportunidade de regressar à competição, mas acabou por ficar em terceiro lugar no last chance qualifier – onde apenas de qualificam os dois primeiros.
O mesmo aconteceu com Renato da Silva. No entanto, o atleta conquistou o primeiro lugar na última oportunidade de qualificação para a fase seguinte. Nos oitavos de final conquistou o segundo posto na sua série, baixando o seu tempo em 30 segundos. Nos quartos de final, Renato da Silva não arrancou da melhor forma, mas conseguiu um lugar nas meias finais.
O português ficou então pelo caminho nessa fase da competição, devido a uma queda na primeira curva. Terminou assim o Campeonato do Mundo de BMX na 12ª posição na categoria de juniores.
O técnico nacional de BMX, Alexandre Almeida, destacou a qualidade dos portugueses que competiram na prova e encontra-se satisfeito com a prestação dos mesmos.
“Sabíamos que iria ser uma competição bastante difícil e que todas as corridas contavam para avançar o mais possível na competição. O Bruno esteve com um bom ritmo em pista e por escassos centímetros não passou aos oitavos de final. O Renato obteve um resultado excelente ao alcançar as meias finais na sua primeira época de júnior. Correu sempre de forma inteligente para estar bem colocado na entrada da primeira curva e entrar na cabeça da corrida. É um jovem com bastante potencial para continuar a evoluir neste desporto ao mais alto nível. Saímos deste mundial satisfeitos com os resultados, com mais experiência e vontade para continuar a trabalhar a seleção nacional de BMX”, afirmou.
Nesta semana que passou, houve mais portugueses em prova nas classes “challenge”. Leonor Carvalho, de 14 anos – 29ª classificada e 25ª nos cruisers femininas 13-16 anos -, Matilde Melo – em femininas 17-24 anos concluiu no 41.º lugar. No setor masculino esteve Leonardo Carmo – em rapazes 15 anos (110.º lugar) -, Bernardo Rocha – em rapazes 16 anos (86.º lugar) e cruiser masculino 15-16 anos (42.º lugar) -, Dário Piedade – em master 30-34 (28.º lugar) e cruiser 30-34 (22.º lugar) -, Carlos Rosado – em masters +35 anos (17.º lugar) – e Nelson Neves – em cruiser + 50 anos, 64.º lugar).