29 de Novembro 2024 00:36
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Câmara confirma a criação centro de alto rendimento de natação em Coimbra

Foto: Câmara de Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou esta segunda-feira um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Associação de Natação de Coimbra (ANC) para potenciar a prática de natação e para a criação de um centro de alto rendimento da modalidade no concelho. Entretanto, ainda não há informações sobre quando o novo aparelho estará pronto nem de quanto será o investimento.

“Estamos a dar mais um passo para afirmar Coimbra no panorama desportivo nacional”, afirmou o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, em declaração ao site da CM. Também o presidente da autarquia, José Manuel Silva, saudou este protocolo que “finalmente se concretiza”.

De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, a FPN e a ANC vão estabelecer um protocolo de cooperação. Carlos Matias Lopes, manifestou a “alegria” da autarquia por promover este protocolo que será um primeiro passo para o “centro de alto rendimento de natação”, “capaz de atrair os melhores nadadores nacionais e internacionais”.

O documento tem o “intuito da criação de parcerias, tendentes ao desenvolvimento desportivo do concelho e ao desenvolvimento da prática da Natação, em todas as suas disciplinas”, pode ler-se na informação dos serviços municipais. “Para o alcance deste objetivo, e dada a existência no Município de infraestruturas desportivas de excelência concebidas com condições para a prática desportiva ao mais alto nível, é necessária a criação de sinergias com as entidades que tutelam as modalidades, e que sem esta articulação não era possível continuar num percurso dinâmico em termos de Alto Rendimento. A presença de atletas de alta competição também irá potenciar os interesses desportivos dos atletas do Município, criando novos horizontes e metas a alcançar”, acrescenta a mesma informação.

O município informou ainda que compromete-se a “disponibilizar, dentro das possibilidades, o espaço necessário no plano de água e no ginásio, para realização da atividade, para a realização dos Estágios das Seleções Nacionais das Disciplinas Aquáticas associadas à FPN, e para a organização de eventos de âmbito nacional e internacional, de acordo com condições previamente acordadas; promoção e gestão, inerente à implementação de projetos específicos de desenvolvimento de qualquer disciplina da Natação, bem como da formação de diversos agentes desportivos”, pode ler-se na informação.

A FPN, por sua vez, compromete-se a disponibilizar atempadamente “a calendarização anual dos estágios das Seleções Nacionais da FPN em todas as suas disciplinas, bem como dos eventos Nacionais e Internacionais previstos, para devida análise e validação, com documento comprovativo de candidatura no que se refere aos eventos internacionais”. Por seu turno, a ANC compromete-se a “garantir a gestão dos espaços cedidos pela Câmara Municipal de Coimbra para a atividade do Centro de Alto Rendimento e em toda a atividade inerente ao presente protocolo”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

A nadadora portuguesa Mariana Cunha bateu, no último fim de semana, o recorde nacional dos 100 metros estilos, que já lhe pertencia, ao nadar...

Natação

Setúbal vai receber a segunda etapa da Taça da Europa de águas abertas, , em 22 de junho de 2025, segundo o calendário hoje...

Natação

O Benfica conquistou, no último fim de semana, a sexta Supertaça feminina de polo aquático da sua história, todas de forma consecutiva, ao bater...

Natação

O Vitória de Guimarães conquistou, no último fim de semana, pela quarta vez, a Supertaça masculina de polo aquático, ao vencer por 13-12 o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.