30 de Setembro 2022 08:01
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Câmara confirma a criação centro de alto rendimento de natação em Coimbra

Foto: Câmara de Coimbra

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou esta segunda-feira um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Associação de Natação de Coimbra (ANC) para potenciar a prática de natação e para a criação de um centro de alto rendimento da modalidade no concelho. Entretanto, ainda não há informações sobre quando o novo aparelho estará pronto nem de quanto será o investimento.

“Estamos a dar mais um passo para afirmar Coimbra no panorama desportivo nacional”, afirmou o vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, em declaração ao site da CM. Também o presidente da autarquia, José Manuel Silva, saudou este protocolo que “finalmente se concretiza”.

De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, a FPN e a ANC vão estabelecer um protocolo de cooperação. Carlos Matias Lopes, manifestou a “alegria” da autarquia por promover este protocolo que será um primeiro passo para o “centro de alto rendimento de natação”, “capaz de atrair os melhores nadadores nacionais e internacionais”.

O documento tem o “intuito da criação de parcerias, tendentes ao desenvolvimento desportivo do concelho e ao desenvolvimento da prática da Natação, em todas as suas disciplinas”, pode ler-se na informação dos serviços municipais. “Para o alcance deste objetivo, e dada a existência no Município de infraestruturas desportivas de excelência concebidas com condições para a prática desportiva ao mais alto nível, é necessária a criação de sinergias com as entidades que tutelam as modalidades, e que sem esta articulação não era possível continuar num percurso dinâmico em termos de Alto Rendimento. A presença de atletas de alta competição também irá potenciar os interesses desportivos dos atletas do Município, criando novos horizontes e metas a alcançar”, acrescenta a mesma informação.

O município informou ainda que compromete-se a “disponibilizar, dentro das possibilidades, o espaço necessário no plano de água e no ginásio, para realização da atividade, para a realização dos Estágios das Seleções Nacionais das Disciplinas Aquáticas associadas à FPN, e para a organização de eventos de âmbito nacional e internacional, de acordo com condições previamente acordadas; promoção e gestão, inerente à implementação de projetos específicos de desenvolvimento de qualquer disciplina da Natação, bem como da formação de diversos agentes desportivos”, pode ler-se na informação.

A FPN, por sua vez, compromete-se a disponibilizar atempadamente “a calendarização anual dos estágios das Seleções Nacionais da FPN em todas as suas disciplinas, bem como dos eventos Nacionais e Internacionais previstos, para devida análise e validação, com documento comprovativo de candidatura no que se refere aos eventos internacionais”. Por seu turno, a ANC compromete-se a “garantir a gestão dos espaços cedidos pela Câmara Municipal de Coimbra para a atividade do Centro de Alto Rendimento e em toda a atividade inerente ao presente protocolo”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

A 11ª Travessia do Rio Tua – Mirandela, realiza-se este sábado, dia 24 de setembro, no espelho de água de Mirandela, Parque Império. A...

Natação

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) solicitou, em nota pública, a abertura imediata de piscinas encerradas por questões energéticas em Portugal. A organização mostrou-se...

Natação

A nadadora Mafalda Rosa alcançou, no último sábado, um honroso sexto lugar na prova dos 10 quilómetros, no Mundial de juniores de águas abertas....

Adaptado

Em sensivelmente um mês, Albufeira irá receber 200 atletas de 21 países para o 10.º Campeonato do Mundo de Natação Adaptada – DSISO &...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.