Ontem (16/02), João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, marcou presença na sessão de debate sobre “A Política e Estratégia do Governo para o Desporto”, organizada pela Panathlon Clube de Lisboa.
O governante iniciou a sua intervenção destacando que o Executivo português conseguiu cumprir uns dos principais objetivos para o Desporto: afirmar o desporto nacional na cena internacional. De acordo com o governante, a política antidopagem foi também uma prioridade para o Executivo liderado por António Costa que, reforçou em 60% o orçamento da autoridade antidopagem em Portugal, assim como os seus meios técnicos.
Segundo João Paulo Correia, um dos objetivos do Governo passa pela criação de uma plataforma de combate à manipulação dos resultados desportivos que, de acordo com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, deverá ficar disponível em breve e tornar-se numa ferramenta de desenvolvimento de todas as modalidades desportivas a nível nacional.
O alto rendimento desportivo, a preparação olímpica e paralímpica serão levados a cabo “com o maior apoio de sempre”, acrescentando que haverá mais apoios para estágios internacionais, já com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028 e 2032 em mente.
Durante a sua intervenção, João Paulo Correia destacou a necessidade de criar espaço para a saúde mental, não só para os atletas, mas também para todos a sociedade, revelando que enquanto responsável pela secretaria da Juventude e Desporto vai lançar um programa vocacionado para a saúde mental dos atletas em parceria com a Cruz Vermelha.
Uma semana após o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol ter entregue um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o futebol feminino, o governante realçou a urgência em alcançar a igualdade de género no desporto.
“A igualdade de género tem um longo caminho pela frente no desporto português. Afirmar o desporto português na cena internacional passa por atingir a igualdade de género e por combater todas as desigualdades e, principalmente, combater estas desigualdades na representação feminina em cargos de poder no desporto”, referiu o governante.
João Paulo Correia relembrou ainda o papel que o desporto tem na economia nacional, partilhando que em 2021, Portugal foi o país da Europa que mais bicicletas produziu, detalhando que Portugal foi responsável pela produção de três milhões de bicicletas.
Segundo o governante, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) terá um papel essencial no desenvolvimento do desporto nacional. “Está a ser desenvolvida, com o apoio do PRR, uma enorme campanha que incremente a atividade física em Portugal. Será também, através do PRR, criada uma plataforma para que todos os cidadãos tenham acesso a informação sobre a atividade física na sua zona de residência”, explicou.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto terminou a sua intervenção referindo os investimentos do Executivo liderado por António Costa em centros de Alto Rendimento e a necessidade de haver compromisso por parte das federações na utilização destes espaços.